Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 06 > Mercado de trabalho aquecido favorece o Técnico em Equipamentos Biomédicos

Destaque

Mercado de trabalho aquecido favorece o Técnico em Equipamentos Biomédicos

O profissional atua na instalação, operação, manutenção de equipamentos médico-hospitalares
por publicado: 14/06/2018 14h38 última modificação: 18/06/2018 13h07

Existem dois aspectos essenciais que devem ser analisados na hora de optar por curso de formação técnica: identificação pessoal e mercado de trabalho. A escassez de mão de obra em algumas áreas gera demanda no mercado de trabalho, abrindo oportunidades para candidatos que possuem a formação. 

Rossana Andrade de Morais sempre teve interesse pela a área técnica da saúde. Após concluir o ensino médio, ela ingressou no curso de Equipamentos Biomédicos no IFPB campus João Pessoa e encontrou espaço no mercado de trabalho. “Tenho um grande orgulho de dizer que sou Técnica em Equipamentos Biomédicos (Hospitalares), adoro o que faço e sei como é grande a responsabilidade. O IFPB nos deu uma grande opção no mercado e eu só tenho a agradecer”.

O Técnico em Equipamentos Biomédicos é o profissional capacitado para atuar na instalação, operação, manutenção e treinamento de operação de equipamentos médico-hospitalares. Atualmente, esses serviços são realizados por empresas que nem sempre dispõem de pessoal com especialização suficiente.  Por conta disso, o mercado de trabalho é promissor, como destaca o professor e coordenador do curso Cristovão Macio: “É um mercado em expansão na Paraíba, com muitas instituições, desde pequenas clínicas de diversas especialidades, hospitais e empresas de manutenção, portanto há uma demanda crescente por profissionais que atendam à manutenção de equipamentos biomédicos”. 

Atualmente, a instituição dispõe três laboratórios específicos do curso, que são o de equipamentos biomédicos, instrumentação biomédica e calibração biomédica. Além desses três laboratórios, o curso conta ainda com outros que são compartilhados com alunos de diferentes áreas, como o laboratório de eletrônica, mecânica e informática. O quadro docente do curso é formado por uma equipe de profissionais bem qualificados entre professores mestres e doutores, com especialidades em Engenharias Biomédica, Clínica e Elétrica. 

O aluno frequenta disciplinas de várias áreas do conhecimento como eletrotécnica, mecânica e principalmente eletrônica,  que o capacita a compreender o funcionamento dos equipamentos médico-hospitalares, bem como sua instalação, manutenção e conserto. “Ao final do curso, o aluno está apto a resolver grande parte dos problemas proporcionados pela quebra de equipamentos médicos presentes na maioria dos hospitais e clínicas e também desenvolve a visão geral do hospital, tais como os riscos, a segurança hospitalar e a ética hospitalar, tendo a capacidade de instalar equipamentos e gerenciar a manutenção”, destacou Cristovão. 

A estudante do quarto período do curso Técnico em Equipamentos Biomédicos Luciene Rodrigues está iniciando estágio em um laboratório no campus João Pessoa. Animada com a proximidade da conclusão, ela faz planos para o futuro. “Eu me identifiquei muito com o curso, quero trabalhar na área. Como já tenho o curso de gestão empresarial, meu objetivo é fazer uma pós-graduação em gestão hospitalar, unindo a minha formação superior com a experiência do curso técnico ”. 

No campus João Pessoa, o curso Técnico em Equipamentos Biomédicos é ofertado na modalidade subsequente, destinado a candidatos que concluíram o ensino médio. As aulas acontecem à noite e o curso tem duração de quatro semestres. Veja como se inscrever. 

 

 Comunicação Social do campus João Pessoa