Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 03 > Abertura da Secif desperta euforia coletiva com números musicais, dança e desfiles das delegações

Noticia

Abertura da Secif desperta euforia coletiva com números musicais, dança e desfiles das delegações

Evento ocorreu na última sexta-feira (16) com o intuito de despertar a integração da comunidade acadêmica
por publicado: 18/03/2018 22h30 última modificação: 19/03/2018 12h08

A cerimônia de abertura da terceira edição da Semana de Esporte e Cultura do Instituto Federal (Secif) contou com diversos momentos destaque, entre apresentações musicais, desfile das delegações dos cursos do ensino técnico integrado, acendimento da pira para legitimar o juramento dos atletas e homenagem ao professor aposentado Jorge Carvalho. O evento ocorreu no Ginásio I, às 17h30 da última sexta-feira (16), e ajudou a promover a união dos estudantes do campus João Pessoa, além de estreitar sua relação com os servidores.

“Tudo o que isso aqui representa é a união em diversos níveis, por meio do esporte, da arte, do conhecimento, da ciência, da tecnologia, do ensino de Pesquisa e Extensão... Docentes, técnicos administrativos, voluntários e alunos estão envolvidos no processo, desenvolvendo atividades que dizem respeito à Secif. Essa integração da comunidade acadêmica acaba refletindo na comunidade externa”, atestou Marcílio Dias, do Departamento de Educação Profissional.

O Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Washington César, colaborou com o ponto de vista de Marcilio afirmando que eventos como os jogos internos “aumentam o sentimento de pertencimento dos estudantes com seus respectivos cursos e, consequentemente, com a instituição. O que pode até refletir na redução dos índices de evasão escolar.”

Um dos segmentos da noite que mais refletiu esse sentimento de euforia e respaldo coletivo foi a reação da arquibancada à apresentação de um longo número de dança com diversas músicas. A performance foi executada pelos estudantes Alisson Henrique, Arthur Moraes, Thaís dos Santos, Yasmim Rodrigues, Rayanny Ewellyn, José Diogo, Paulo Costa e Caroline Duarte, de Contabilidade; e Amanda Janine e Micaelly Carvalho, de Controle Ambiental e Eletrotécnica, respectivamente.

Alisson, responsável pela coreografia, mixagem e confecção das roupas alinhadas à temática sugerida pela Secif, Grécia Antiga, contou que a ideia da apresentação surgiu de um convite feito pelo professor Marcílio, para que ele assumisse a organização do número musical. Como não conhecia ninguém que dançasse entre o seu círculo social, o aluno usou as redes sociais para captar estudantes do campus João Pessoa que manifestassem interesse em participar dos ensaios.

As práticas iniciaram nas férias de fim de ano de 2017, e persistiram periodicamente até a última quarta-feira (14), dois dias antes do evento. “Selecionei as músicas que estavam em alta e outras que fizeram partes de abertura de Jogos nacionais e internacionais para montar a mixagem da performance. Fui ensaiando as coreografias para o pessoal, e juntos, fizemos alterações com ideias dos dançarinos”, explicou.

Em um momento posterior, também contribuiu para garantir a sonoridade do evento a Camerata de Violões e Cordas Pinçadas do campus João Pessoa, coordenada pelo docente Vinícius de Lucena. O grupo, formado por estudantes do curso de Instrumento Musical, ficou responsável por interpretar o hino nacional na ocasião, utilizando violões, cavaquinho, bandolim, violas, baixolão, entre outros instrumentos. “O grupo existe desde 2012, desenvolvendo diversos repertórios para executar em eventos. Para nós, é uma alegria dar a oportunidade aos estudantes de trabalharem com música, fortalecendo a cena dentro e fora da Paraíba”, comentou Vinícius. Na cerimônia, se apresentaram Adrielly e Gabrielly Figueiroa, Samuel Alves, Sara Barbosa, Natan Ferreira, Brenda Oliveira, Alice, Maysa Alessandra, e Raphael Reichmann, além do professor Vinícius.

Gratificação

A discente e esportista Ana Maria, do curso de Instrumento Musical, foi selecionada para acender a pira da Secif, após conduzir a tocha do evento. Ela foi descoberta como atleta quando Geilson, coordenador de Educação Física e técnico da equipe de atletismo, a levou para as competições deste esporte, quando ainda havia poucas meninas no treinamento. Ao conseguir medalha de prata no Salto em Altura e de Bronze no Salto Triplo Perto, nos Jogos dos Institutos Federais (JIFS) de 2015, ela começou a treinar para as provas do ano seguinte, conseguindo, por fim, chegar na competição a nível nacional.

A aluna considera o momento de condução da tocha um reconhecimento de todos os atletas que se dedicam ao Esporte, abdicando de várias coisas para ter um bom desempenho. Ela aproveitou para relatar como se sentiu ao protagonizar essa ação na abertura da Secif: “Sempre me arrepiava ao ver as pessoas conduzindo a tocha. Poder fazer isso foi gratificante, além de ter sido no dia do meu aniversário. Considero como um presente. Foi também num ano em que já estou sentindo o gostinho da despedida em representar o Instituto nas competições, pois meu curso termina este ano”.

Outra pessoa lembrada especialmente pela Instituição foi o ex-professor Jorge Carvalho. Técnico da equipe paraibana masculina de vôlei e aposentado do IFPB há dois anos, ele resolveu continuar a orientar os times desse esporte no campus João Pessoa. O mestre recebeu uma placa de homenagem das mãos de servidores da Comissão da Secif, como forma de agradecimento pelos serviços prestados.

“Passei os últimos oito anos da minha carreira de IFPB na Coordenação de Educação Física, inclusive como técnico da equipe de voleibol. Hoje, aposentado, ainda continuo na terça e quinta com o pessoal daqui do Instituto, porque gosto e porque os alunos me pediram muito. Tenho 40 anos como técnico dessa modalidade. Essa homenagem é gratificante porque reconhece os esforços coletivos de quando eu estava na coordenação, para articular um movimento de resgate ao espírito da extinta Semana de Esporte e Cultura (Semadec)”, esmiuçou Jorge. Ele prosseguiu: “O evento era tão grandioso que o desfile de abertura era na rua. Fechava-se a rua, montavam-se carros alegóricos...  A cada ano nós queremos que os alunos se envolvam mais na Secif para realizar esse resgate, e toda a comissão, inclusive o professor Marcílio, estão fazendo isso acontecer.”

Perto dos momentos finais, a Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, pediu um minuto de silêncio pela morte da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. Em seguida, agradeceu o sucesso da cerimônia de abertura da Secif pela celebração da união e desejou bom aproveitamento do evento aos estudantes.

 

Comunicação social do campus João Pessoa

registrado em: