Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 01 > Aluno do IFPB conquista 2º lugar em concurso para eleger o Selo de Proteção ao rio Gramame

Resultado foi divulgado no site do Ministério Público Federal
por publicado: 22/01/2018 19h20 última modificação: 22/01/2018 19h28

Foram anunciadas, no site do Ministério Público Federal (MPF), as propostas classificadas no concurso para eleger o selo de proteção da bacia do rio Gramame. Na categoria Ensino Superior, o aluno do 4º ano de Controle Ambiental do IFPB, Gabriel Andy da Silva Lucena, alcançou a segunda colocação (Confira o resultado). Embora esteja terminando o curso técnico integrado no Instituto, ele concorreu nessa seção porque foi aprovado e efetuou a matrícula na graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O estudante conta como foi o processo de envolvimento com a iniciativa promovida pelo Fórum de Proteção ao Gramame, do qual o MPF faz parte: “Fiquei interessado assim que vi o anúncio do concurso na televisão. A ideia do selo veio de um olhar muito técnico, menos pela parte gráfica, e mais pela questão ambiental. Desenhei um olho humano, representando a consciência da degradação ambiental do rio Gramame, principalmente pela ação antrópica. Nesse olho, os cílios são a mata ciliar, a íris, os pingos da água dos rios, e a sobrancelha, uma frase de apelo: preserve o rio Gramame.” Como o MPF não divulgou a imagem que será o selo em definitivo, a proposta de Gabriel ainda não pode ser publicada.

O aluno ainda acrescenta que o seu senso de sustentabilidade, que virou paixão, nasceu com a rotina acadêmica. Ele expressa sua gratidão ao Instituto: “Todo o meu contato com o meio ambiente eu criei aqui no IFPB. Agradeço a Maria Deise Duarte, professora de Análise e Monitoramento da Qualidade da Água, por ter me ajudado a escrever a Justificativa da minha proposta. Cada elemento que a gente colocou no selo, teve que justificar. Agradeço também à instituição por tudo”.

O concurso

A iniciativa selecionou as melhores ideias para compor um selo de certificação gráfica a instituições que queiram apresentar algum projeto voltado para a revitalização do rio Gramame. Ela foi direcionada a alunos e escolas dos municípios de Pedras de Fogo, Alhandra, Pitimbu, Caaporã, Conde, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa, que integram as bacias dos rios Gramame e Abiaí.

Os três primeiros colocados de cada categoria (ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e sociedade civil) serão premiados com as seguintes quantias: R$ 3 mil para os primeiros colocados, R$ 2 mil para os segundos e R$ 1 mil para os terceiros.

Comunicação social do campus João Pessoa com informações do Ministério Público Federal