Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 11 > Campus João Pessoa tem comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Campus João Pessoa tem comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra

A abertura contou com apresentação cultural e palestra sobre religiões de matriz afroindígena
por publicado: 20/11/2017 13h42 última modificação: 20/11/2017 13h43

Começaram hoje (20) as comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra, no campus João Pessoa. As atividades acontecem nesta segunda-feira e nos dias 21, 24 e 25, nos três turnos. Confira a programação completa neste link.

Estudantes e servidores compareceram ao pátio para ver a abertura do evento que foi realizada por meio da apresentação cultural do Grupo Imburama com músicas e danças afrobrasileiras, promovendo a valorização da cultura negra.

Na palestra "O ensino religioso e as religiões de matriz afroindígena", a professora Vanuza Cavalcanti ressaltou a necessidade do respeito a individualidade e escolha religiosa de cada pessoa. A docente lembrou que apesar do Brasil ser um país com religiosidade bem diversificada, os ritos mais rechaçados e que mais sofrem agressões psicológicas, simbólicas e até física são os de origem afroindígena.

Vanuza reforçou a importância do ensino religioso fundamentado na ciência, cuja finalidade é informar sobre as diferentes religiões do planeta e promover o respeito à diversidade religiosa. "O preconceito é fruto da ignorância, por isso o ensino religioso é importante nas escolas, para que as crianças entendam como é a fé do outro e a respeitem", afirmou.

A professor Vanuza acredita que o povo brasileiro precisa de mais acesso a informações sobre as diversas culturas que o formam, como a do índio e a do negro, não apenas a do branco (europeu). "As pessoas tem que aprender a ter respeito pela sexualidade, etnia, visão política, fé e religião", finalizou.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa