Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 08 > Plataforma virtual transforma processo seletivo da Assistência Estudantil

Plataforma virtual transforma processo seletivo da Assistência Estudantil

Com o Suap, alunos e assistentes sociais experimentaram avanços no procedimento de seleção dos auxílios
por publicado: 17/08/2017 16h18 última modificação: 17/08/2017 16h19

Os Programas de Assistência Estudantil do IFPB têm o objetivo de assegurar a permanência dos discentes em condições de vulnerabilidade social. Em 2017, as inscrições foram realizadas virtualmente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Com a novidade, os alunos interessados puderam realizar sua caracterização socioeconômica e anexar a documentação exigida sem sair de casa – até pelo celular - eliminando a necessidade de entregar cópias físicas em vários setores do Campus.

Para a estudante Ana Paula Pacheco, do sexto período de Engenharia Elétrica, a plataforma online tornou prático tanto o momento do cadastro, quanto o acompanhamento dos resultados. “A inscrição foi rápida, interativa e evitou as filas que sempre aconteciam nos anos anteriores. Nós, estudantes, tínhamos que matar aula para esperar sermos atendidos”, contou.

Já Helenória Mello, assistente social do Instituto, reiterou a agilidade do sistema também do ponto de vista da avaliação dos processos. Ela destacou o aumento da transparência e a eliminação do arquivamento de documentos físicos, além de considerar a formação de um banco de dados sobre os discentes um fator crucial para a construção de indicadores, que permitem o monitoramento e a avaliação da Assistência Estudantil com maior eficácia.

O Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas Fábio Albuquerque, da Diretoria de Tecnologia da Informação da Reitoria, explicou que a nova plataforma derivou de algumas limitações da versão anterior, desenvolvida no IFRN. Esta não atendia alguns aspectos importantes, como inscrição única, apoio ao processo de análise socioeconômica, classificação dos candidatos, divulgação dos resultados, pagamento e acompanhamento do desempenho acadêmico dos beneficiários dos programas.

Antes do campus João Pessoa, Cabedelo, que foi o pioneiro, e Cajazeiras já tinham utilizado o sistema. Entre as principais novidades trazidas pelo SUAP para o IFPB é a análise socioeconômica com critérios, pesos e notas totalmente definidos pela equipe de Assistentes Sociais de cada campus, incluindo a renda per capita para determinar a vulnerabilidade social e econômica dos alunos. Todo o histórico de avaliações fica armazenado no sistema para qualquer necessidade posterior de auditoria.

A classificação das inscrições, a emissão da folha de pagamento, a divulgação dos resultados, e a possibilidade de interposição de recurso são inteiramente feitas via SUAP, evitando abertura de processo de recurso, atrasos no cumprimento do cronograma do edital e nos pagamentos dos benefícios aos alunos.

Fábio também chama a atenção para uma funcionalidade que está em desenvolvimento para acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos beneficiados com a Assistência Estudantil. Este novo recurso tem previsão para estar disponível até o final deste mês, quando os campi vão começar a monitorar os discentes quanto ao cumprimento dos requisitos para manutenção dos auxílios.

Comunicação Social do Campus João Pessoa