Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 08 > Entenda o que levou dois cursos do Campus JP a surpreenderem na avaliação do MEC

Destaque

Telecomunicações e Sistemas para Internet receberam conceito 5 e 4, respectivamente
por publicado: 11/08/2017 14h59 última modificação: 14/08/2017 17h14
Exibir carrossel de imagens O professor Lincoln Araújo

O professor Lincoln Araújo

Entre 30 de julho e 2 de agosto, o IFPB passou pela vistoria nacional de Renovação de Reconhecimento de Curso por comissões do Ministério da Educação (MEC). No campus João Pessoa, duas graduações obtiveram avaliações de destaque, uma delas atingindo a nota máxima: Telecomunicações, com conceito 5, e Sistemas para Internet, com conceito 4.

O Coordenador de Telecomunicações, Lincoln Araújo, atestou que o resultado é fruto da formação dos professores e da evolução da infraestrutura do IFPB, incluindo os laboratórios. Ele relembra que a última nota atribuída pelo MEC ao curso, na casa dos 3 pontos, motivou o engajamento do corpo docente para reverter a situação, e que hoje, todos estão satisfeitos com o reconhecimento do trabalho coletivo. “Na última avaliação, todo mundo esperava muito mais, houve até uma tentativa de revisão de alguns pontos colocados no relatório do MEC. Quando a gente soube que iria haver nova visita, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), o colegiado, a diretoria - todos contribuíram para que desse certo. Houve a compra de novos equipamentos, de mais livros para a biblioteca e reformas acontecendo a todo o momento, o que ajudou na nossa conquista.”

Lincoln ainda ressaltou que, de acordo com o e-Mec, sistema base de dados que reúne a avaliação dos cursos de ensino superior do país, só havia uma graduação em Telecomunicações com nota 5: a do IFSC, que hoje está em processo de extinção. “Eles vão migrar para Engenharia de Telecomunicações. Até que o sistema seja atualizado e a gente possa verificar, somos um dos poucos, senão o único, curso com nota máxima.”

Já Valéria Cavalcanti, coordenadora de Sistemas para Internet, além de atribuir o conceito 4 ao empenho dos professores, que foi o critério mais bem avaliado da graduação, também destaca a relação aberta entre corpo docente e alunado como fator importante para o sucesso, pois facilita no diagnóstico do que pode ser melhorado. “O que eu pude perceber da vistoria é que a comissão gostou de como nós trabalhamos o Sistemas para Internet aqui no IFPB - o sistema curricular, a biblioteca, e a sintonia maravilhosa que existe entre professores e alunos.”

Ela também chama a atenção para outro ponto forte: a atualização em relação ao mercado de trabalho, que é uma tarefa árdua, tendo em vista o crescimento exponencial da tecnologia no mundo. “Periodicamente, o NDE se reúne para discutir o que está bom e o que pode melhorar no curso. Essa nota é reflexo da nossa constante inquietude, de estarmos sempre em busca de trazer o melhor e o mais atual para cá. A cada dia surge uma novidade, e a gente tem que estar preparado. Nossos alunos saem daqui preparados para fazerem o que desejam, seja em João Pessoa, fora da cidade ou do país.”

Ela arremata afirmando que embora a avaliação tenha sido ótima, para os calouros, a maior vitrine do curso é a recomendação de pessoas que estudam ou já estudaram nele. “O conceito representa que nosso ensino tem qualidade, mas boa parte dos estudantes que chegam, desconhecem essa avaliação. A melhor propaganda nesse caso é o boca a boca. Eu escuto dos calouros que eles foram estimulados pelo que ex-alunos falaram de Sistemas para Internet do IFPB. E quando a gente apresenta a nota do MEC, eles associam como referência do que escutaram.”

A aluna Jaênia Pereira, 5º período de Sistemas para Internet, revela que se sente muito à vontade e acolhida na graduação. “É muito aconchegante estar aqui. A melhor parte do curso são as pessoas que fazem tudo acontecer. Todos os professores são magníficos, querem o nosso melhor e sempre estão à nossa disposição. Não existem obstáculos”, assegura.

Comunicação Social do Campus João Pessoa