Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Oficinas sobre sustentabilidade e gincana dos servidores movimentam Semana 10

Noticia

Oficinas sobre sustentabilidade e gincana dos servidores movimentam Semana 10

O evento acontece no período de 09 a 11 de novembro no campus João Pessoa
por publicado: 11/11/2016 14h30 última modificação: 11/11/2016 14h35

O segundo dia de atividades da Semana do Servidor do campus João Pessoa, conhecida como Semana 10, foi marcado por diversas oficinas que abordaram o tema educação ambiental e sustentabilidade, além da tradicional gincana dos servidores.

Deusalete Mangueira ficou animada para por em prática os conhecimentos que adquiriu na oficina de horta vertical, ministrada pela servidora Jussara Ferreira, Técnica em Segurança do Trabalho do campus JP, e a convidada Maria do Carmo Amorim, ex-aluna do campus Sousa e Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. “Eu já comecei a fazer horta em casa, mas hoje recebi algumas dicas que vão ser muito úteis”.

Na atividade, as oficineiras mostraram como produzir uma horta em pequenos espaços, utilizando de cano de PVC ou garrafas pet. Os participantes também receberam dicas sobre quais as hortaliças mais indicadas para a estrutura, informações sobre como plantar as mudas e cuidar da horta. De acordo com Maria do Carmo Amorim, cultivar seu próprio alimento traz diversas vantagens e também proporciona bem estar. “Além de você poder consumir alimentos limpos, livre de agrotóxicos, vai poder ter contato com a natureza em casa e economizar quando for ao supermercado”. Alface, coentro, cebolinha e rúcula são algumas opções de hortaliças que podem ser cultivadas na horta vertical.

No hall de entrada, servidores conheceram como acontece a produção do sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, na oficina ministrada pelos alunos José Lucas e Ana Júlia, através da parceria com a Coordenação de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (COAPNE). No mesmo espaço também aconteceu a oficina de produção de objetos decorativos utilizando papel reciclado, ministrada por Roberto Carvalho, da Emlur-JP. Na atividade, os servidores colocaram a mão na massa e elaboraram uma guirlanda natalina utilizando jornais. A servidora Élida de Oliveira destacou que o mais interessante em participar da oficina é aprender como contribuir para o meio ambiente, reaproveitando o material que seria descartado.

Durante toda a tarde, no Ginásio II, servidores e funcionários terceirizados competiram na tradicional gincana da Semana 10. Depois de muitas provas que testaram habilidade, rapidez e o conhecimento dos participantes, a equipe “Terra” foi a vencedora, seguida da equipe “Água A” e “Água B”. Houve ainda apresentação da banda marcial Castro Alves sorteio de brindes e entrega de prêmios dos competidores. 

 Veja mais fotos na nossa página no Facebook.

 

Comunicação Social do Campus João Pessoa

registrado em: