Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Alunos buscaram soluções tecnológicas inovadoras e assistivas no Desafio Hackathon

Equipe “That’s My Spot” venceu a competição que aconteceu nos dias 23 e 24
por publicado: 25/11/2016 13h48 última modificação: 25/11/2016 14h09

O Desafio Hackathon ou maratona hacker é uma competição que integra o I Workshop de Inovação da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa. Na disputa, quatro equipes formadas por alunos de cursos superiores e técnicos trabalharam no desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando tecnologias disponíveis aplicadas às tecnologias assistivas.

Durante dois dias de desafio, os alunos participaram de palestras sobre inovação, empreendedorismo e inclusão no ambiente escolar, para que pudessem refletir sobre soluções aplicáveis à realidade do campus João Pessoa.

Nesta quinta-feira (24), houve a apresentação dos grupos e a escolha do melhor projeto. A equipe vencedora do desafio foi a “That’s My Spot”, responsável pela elaboração de um dispositivo que auxilia a pessoa deficiente em estacionamentos. Consiste numa espécie de alarme que indica se a vaga reservada para deficiente está sendo ocupada devidamente.

Na visão de Margareth Rocha, Coordenadora do I Workshop de Inovação da XI SCT, todos os projetos elaborados trazem uma grande contribuição para o IFPB. “Os grupos estão de parabéns, são projetos excelentes, que podem ser implantados sem grandes custos. Isso só mostra o potencial de nossos alunos para a inovação e como eles podem contribuir para a melhoria da acessibilidade do campus”.

Ramon Medeiros, Coordenador do Desafio Rackathon, também parabenizou os alunos pelo empenho, visto que alguns deles até dormiram nas instalações do campus para se dedicarem ao desafio e garantiu que todos os projetos vão ser apresentados aos gestores. “A ideia é levarmos ao conhecimento da Direção Geral. Se a proposta ainda não está finalizada, os alunos vão ter um tempo de conclusão, para que possamos fazer essa apresentação”.

Comunicação Social do campus João Pessoa