Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 10 > Promoção da saúde é tema de atividade no Campus João Pessoa

Promoção da saúde é tema de atividade no Campus João Pessoa

Os participantes receberam orientações sobre nutrição, saúde bucal e prevenção de doenças
por publicado: 20/10/2016 15h36 última modificação: 20/10/2016 15h36

Em alusão a datas comemorativas do mês de Outubro ligadas à saúde, vários profissionais ligados ao Departamento de Assistência Estudantil (Daest) realizaram uma atividade de Educação e Promoção da Saúde, ontem (19), nos turnos da manhã e tarde. A ação trabalhou temáticas ligadas ao Dia Nacional de Prevenção à Obesidade; ao Dia Mundial de Alimentação; ao Dia Nacional da Vacinação; e ao Dia Nacional de Saúde Bucal.

O objetivo foi mostrar estratégias de como prevenir doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo do diabetes, doenças cardiovasculares, gordura no fígado, asma e até alguns tipos de câncer.Também foram abordados temas sobre a prevenção de doenças bucais, como cárie, doença periodontal e câncer de boca.

Durante a ação, nutricionistas, enfermeiros e odontólogos deram orientações a quem passava pelos estandes montados no pátio do campus. Para a aluna do 2º ano do curso de Edificações Tamires Mirela a atividade foi muito importante por alertar a comunidade do Campus João Pessoa, em especial os estudantes, sobre a necessidade de se cultivar bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas.

Os odontólogos Paulo Germano e Lenira Arcanjo passaram várias explicações sobre escovação, o uso do fio dental, além de explicarem e esclarecerem dúvidas a respeito de como prevenir doenças periodontal e a cárie.

Também foram mostradas os perigos de alguns alimentos industrializados que possuem excesso de açúcar e gordura em sua composição, que prejudicam a saúde de quem consomem esse tipo de alimento. "Essa é atividade foi idealizada para sensibilizar toda comunidade do Campus João Pessoa sobre a importância de se prevenir doenças crônicas como diabetes e a obesidade e, com isso, promover a saúde e qualidade de vida", observou a nutricionista Rosalva Guedes.

A ação foi desenvolvida pelas equipes do DAEST como: o Núcleo de Prevenção e Educação em Saúde (Nupes); a Coordenação de Apoio às Pessoas com Necessidade Específicas(Coapne); a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Canutre); a Coordenação de Apoio ao Estudante (Caest), e a Coordenação de Promoção, Prevenção e Atenção à Saúde (CPAES), com seus respectivos Núcleos Enfermagem, Odontologia e Médico.

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa