Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 08 > Participação na Expotec 2016 gera bons resultados

Participação na Expotec 2016 gera bons resultados

O evento contou com a colaboração de servidores e estudantes do Campus JP em várias áreas
por publicado: 29/08/2016 16h19 última modificação: 31/08/2016 17h15

A participação de docentes, técnicos administrativos e alunos foi além da visitação à Feira de Tecnologia e Inovação - Expotec 2016. A comunidade acadêmica contribuiu diretamente na organização do evento, com voluntários, palestrantes, na coordenação e realização de competições como a Maratona do Projeto Olímpico de Programação (POP) e Sessão de Ferramentas.

Neste ano uma das novidades da programação da Expotec 2016 foi justamente a Sessão de Ferramentas (softwares), fórum organizado pela Unidade Acadêmica de Informática do Campus João Pessoa, que promoveu a troca de experiências e premiou soluções desenvolvidas por pesquisadores e profissionais de universidades, institutos e da indústria.

No stand do IFPB, o Campus João Pessoa apresentou trabalhos de pesquisa e produtos desenvolvidos por pesquisadores. O professor Marcelo Magalhães apresentou três trabalhos, frutos de pesquisas desenvolvidas no curso de Automação Industrial.

A primeira foi o Aerogerador construído com sucata de carro, que gera eletricidade ao utilizar força do vento, que é transformada em energia mecânica e, por fim, em energia elétrica. O docente também apresentou ao público da Expotec uma bancada que compara três tecnologias de lâmpadas elétricas diferentes, denominada "Módulo Economize", que mostra as vantagens do consumo consciente ao avaliar tipos de lâmpadas.

O terceiro trabalho apresentado pelo docente foi um protótipo de "Aplicação de Automação em Carregamento de Caminhão", um robô de três eixos que serve para pegar containeres e levar os conteúdos para caminhões. O dispositivo possui um sistema com precisão milimétrica, que traz mais segurança para todo o processo de carregamento. Segundo Marcelo, essa tecnologia já é usada em portos na Europa e Estados Unidos.

"Para o pesquisar é muito bom participar de eventos como a Expotec, porque a gente tem o feedback do público sobre os trabalhos que desenvolvemos. Também podemos mostrar que com a disseminação do conhecimento as pessoas são capazes de utilizar e criar tecnologias", frisou o professor Marcelo.

Quem visitou a feira acredita que o contato com novas tecnologias desenvolvidas é enriquecedor, principalmente para os estudantes. " É uma experiência ímpar, que trouxe muitas tecnologias voltadas para acessibilidade e sustentabilidade, principalmente as novas perspectivas de materiais que estão sendo utilizados visando a sustentabilidade", comentou o estudante de Edificações do Campus João Pessoa, Luiz Tomaz.

Opinião compartilhada pela colega de Luiz, Sarah Lisandra, que experimentou um aplicativo que ensina Libras por meio de música e karaokê, denominado Libraskê. A estudante de Edificações disse que não imaginava que iria encontrar tantas tecnologias voltadas para acessibilidade.

"Eu quero ser intérprete de Libras e esse aplicativo é muito interessante porque a gente aprende as expressões, a interpretar a música e sentir o ritmo. Foi incrível experimentar uma ferramenta tecnológica para Libras", comemorou Sarah.

Já o professor Robério Paredes ressaltou a importância do evento por possibilitar o contato dos estudantes com empresas que produzem diversos tipos de tecnologia. "Para os alunos do IFPB é muito importante participar de um evento grande e nacional para conhecer empresas, novas tecnologias e tendências que estão no mercado", destacou.

Competições

Na Maratona de Programação da Paraíba (POP), o estudante de Eletrônica Lucas Gabriel de Araújo foi um dos medalhistas de prata e os alunos de Eletrotécnica, Eloisa Caratéu, conquistaram a medalha de bronze, na modalidade de Ensino Médio. Entres os competidores da modalidade Ensino Superior, os estudantes José Anderson da Silva, Paulo Felipe Feitosa e Weslley da Cunha Santos conquistaram o ouro.

Na competição de Robótica o time formado pelos estudantes Luiz Torres Filho e Manassés Mikaell  Duarte, do curso de Engenharia Elétrica, sob a orientação do professor Robério Paredes Filho, conquistou o segundo lugar.

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa