Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 06 > Docente do Campus João Pessoa participa de jornada científica na França

Noticia

Docente do Campus João Pessoa participa de jornada científica na França

O professor Arilde Alves apresentou trabalho no evento internacional

O professor Arilde Alves apresentou trabalho no evento internacional
por publicado: 14/06/2016 11h38 última modificação: 14/06/2016 11h41

O IFPB-Campus João Pessoa foi representado pelo professor Arilde Franco Alves no Colloque “Catastrophes, vulnérabilités et résiliences dans les pays en développement” (Colóquio “Catástrofes, vulnerabilidades, e resiliência nos países em desenvolvimento), evento que aconteceu entre os dias 1 e 3 de junho, em Lille – França.

Esse colóquio fez parte da XXXIIèmes Journées du Développement ATM 2016 (32ª Jornada do Desenvolvimento Associação Terceiro Mundo). No encontro o docente apresentou o trabalho Les relations sociales et les représentations sociales en exprimant la résilience socio-écologique dans Curimataú Paraibano, Brésil”, desenvolvido em parceria com a professora Tânia Maria de Andrade.

A pesquisa aborda temas como as representações e relações sociais, no âmbito da agricultura da região semiárida, e a resiliência socioecológica, conceitos desenvolvidos respectivamente pelos docentes, dentro do Grupo de Pesquisas Gestão e Controle Ambiental.

Segundo Alves, o evento evidenciou o novo conceito de resiliência como uma importante concepção no campo da ajuda ao desenvolvimento e de emergência. O docente também destacou que o evento levantou debates transdisciplinares nas áreas de economia e gestão, sociologia, geografia, direito e ciências políticas, ciências ambientais, planejamento e saúde pública.

Durante o encontro, foram abordados temas teóricos, empíricos e metodológicos sobre risco, incerteza, vulnerabilidade, resiliência através da análise e relevância dos indicadores. Além de discutir o papel dos atores e dos parceiros do desenvolvimento através de políticas; programas e gestão de desastres e vulnerabilidades; variações setoriais e temática dos desastres; vulnerabilidade e resiliência nas áreas da agricultura, saúde, riscos industriais; entre outros.

"As Jornadas do Desenvolvimento ATM2016 têm objetivo central de questionar o alcance da questão dos riscos e incertezas nos discursos e práticas de desenvolvimento contemporâneas. E nossas temáticas de pesquisas aqui no Brasil, país de terceiro mundo e com muitas vulnerabilidades socioambientais, enquadram-se perfeitamente nesse debate", comentou Alves.

 

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa

registrado em: