Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Institucional > Perguntas Frequentes > Ensino Técnico

Ensino Técnico

por 1897683 publicado 31/05/2021 10h50, última modificação 19/12/2023 14h07
As perguntas foram agrupadas por temas

PORTAL DO ESTUDANTE


1. Quando esqueço minha senha de acesso do portal do estudante e não consigo redefinir, com quem devo entrar em contato?
A troca de senha ocorre por meio do link “criar ou recuperar senha” do Portal do Estudante. Por meio desse procedimento, um link de recuperação é enviado para o e-mail que o candidato cadastrou no momento da inscrição, por isso, é preciso verificar qual e-mail foi utilizado para a inscrição. Em caso de não ter mais acesso ao e-mail que foi cadastrado, a solicitação de troca do e-mail do cadastro deve ser enviada para: COMPEC (compec@ifpb.edu.br) ou para Coordenação de Controle Acadêmico (cca.jp@ifpb.edu.br). Na solicitação, o estudante deve enviar nome completo, CPF e e-mail para o qual deseja realizar o procedimento da recuperação/criação da senha.

 


TRANSFERÊNCIA


1. Como faço para realizar uma transferência de outra Instituição para o IFPB?

SUBSEQUENTE: Observar o que dispõe o Regulamento Didático de cursos técnicos subsequentes ofertados pelo IFPB (ver capítulo V, Art 18).
TÉCNICO INTEGRADO: Para cursos integrados, observar o que dispõe o Regimento Didático de cursos técnicos integrados ofertados pelo IFPB ( ver capítulo IV, Arts 19 a 23).

 

2. Como faço para solicitar a transferência para outra Instituição?

Se menor de idade, a solicitação deve ser realizada pelo(a) Responsável Legal, via SUAP, com o Login e Senha do Responsável Legal ou pode ser realizada presencialmente, via protocolo geral. Se maior de idade, pelo(a) próprio(a) estudante via SUAP ou presencialmente via protocolo geral. Quando o processo é finalizado, a documentação de transferência é enviada em formato eletrônico para o e-mail indicado no requerimento.

 


APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIAS


1. Como realizo o reconhecimento de competência no ensino médio integrado e subsequente?
SUBSEQUENTE: Observar o que dispõe o Regulamento Didático de cursos técnicos subsequentes ofertados pelo IFPB (ver capítulo IV Arts 14 a 17).

TÉCNICO INTEGRADO: Para cursos integrados, observar o que dispõe o Regimento Didático de cursos técnicos integrados ofertados pelo IFPB (ver capítulo VI Arts 35 a 38)
Em ambos os casos, a solicitação é realizada por meio de solicitação via SUAP.

 


TCC


1. Fui aluno(a) do IFPB no curso técnico integrado, faltou entregar o TCC. Como devo proceder?
Se você cursou todas as disciplinas obrigatórias e ficou pendente com o TCC no último ano, deverá requerer, via SUAP, a Matrícula Vínculo Institucional junto a sua coordenação de curso. No ano letivo seguinte, você terá que desenvolver o seu TCC que ficou incompleto ou iniciá-lo. É importante procurar imediatamente a Coordenação do Curso e orientador(a).

 


ESTÁGIO


1. Como faço para ter acesso à documentação para fazer meu estágio?

Estamos fazendo todos os procedimentos de forma online e presencial. O horário de atendimento é das 8h às 18h. Você pode acessar diretamente a página Estágio no Portal do IFPB e também entrar em contato pelos telefones 83 3612-1339/1338 ou através do coejp@ifpb.edu.br.

 

2. Como faço para retomar meu curso, só falta fazer o estágio?

Se você já cumpriu os requisitos de conclusão, faltando apenas o estágio, temos as seguintes situações previstas:

PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: O curso inteiro precisa ser concluído no período previsto pelo Projeto Pedagógico de cada curso, haja vista a necessidade de diplomação do ensino médio. Se o aluno tiver concluído as disciplinas e não tiver feito o estágio após o período previsto, não poderá retornar para o curso.

PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES: O curso inteiro precisa ser concluído, incluindo o estágio, em 5 anos a partir do ano da matrícula, ou seja, o aluno tem 5 anos para cumprir todos os componentes curriculares e requisitos para diplomação e também ter registrado o estágio na Coordenação de Estágios, mesmo que não tenha entregado o relatório. Se o estudante tiver cumprido todas as disciplinas, requisitos para formação, realizado o estágio e registrado este estágio no período de até 5 anos do início do curso, ele poderá solicitar conclusão do requisito de estágio para se formar, desde que entregue o relatório e siga o trâmite da avaliação deste relatório. Se em 5 anos o estudante cumprir os requisitos para se formar, mas não tiver realizado um estágio com registro na Coordenação de Estágios, não poderá retornar para fazê-lo.

 


SOLICITAÇÃO DE NADA CONSTA

 

1. Como faço para solicitar o “nada consta” para emitir o meu certificado de conclusão?

As declarações de "nada consta" devem ser solicitadas aos setores Financeiro, Biblioteca Nilo Peçanha e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP), através dos seguintes endereços:
- Financeiro: https://joaopessoa.ifpb.edu.br/administracao/Pages/Login.aspx.
- Biblioteca: bibliotecajp@ifpb.edu.br;
- Assistência Estudantil: caest.jp@ifpb.edu.br.

Na solicitação, o estudante deve informar nome completo, curso, matrícula e CPF. O tempo médio para resposta será entre 24h e 72h.

 

DIPLOMA E CERTIFICAÇÃO COLAÇÃO DE GRAU


1. Como faço para solicitar a emissão do meu diploma do curso técnico integrado?
O aluno solicita a emissão do diploma no próprio sistema SUAP, na aba requerimentos, formalizando o processo de solicitação de certificação e diploma.

1 - O processo deverá ter o nada consta de três setores: Biblioteca, CAEST e setor financeiro, através dos seguintes endereços:
- Financeiro: https://joaopessoa.ifpb.edu.br/administracao/Pages/Login.aspx.
- Biblioteca: bibliotecajp@ifpb.edu.br;
- Assistência Estudantil: caest.jp@ifpb.edu.br

2 - O Requerimento será enviado para a Coordenação de Curso.

3 - A Coordenação de Curso avaliará se o(a) estudante cumpriu todos os requisitos obrigatórios do curso para emissão de parecer que ratifica que o(a) estudante está hábil a ser certificado(a), inserindo também o histórico completo no processo. 

4 - A Coordenação de Curso encaminhará o processo à Diretoria Geral.

5 - A Diretoria Geral encaminhará para a Coordenação de Controle Acadêmico para a emissão do certificado.
OBS: O certificado é um documento provisório que será posteriormente substituído pelo Diploma. Após o recebimento do processo, a Coordenação de Controle Acadêmico irá verificar se o estudante cumpriu todos os requisitos para conclusão do curso; não possui pendências com a instituição (nada consta dos setores biblioteca, financeiro e CAEST); e não possui pendências de documentos (quitação militar e eleitoral, quando for o caso).

 

2. Após solicitação do diploma quanto tempo devo esperar para que ele fique pronto e onde devo buscá-lo?

O certificado poderá ser emitido assim que o processo de solicitação de diploma de conclusão de curso técnico for recebido na Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) e após a verificação da situação do(a) aluno(a). Se estiver apto a recebê-lo, o tempo máximo para atendimento é de até 30 dias. Para a emissão do diploma o prazo é de até 120 dias.

Ambos os documentos são disponibilizados dentro do processo de solicitação do suap.