Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > Inscrições para Oficinas do Festival de Arte e Cultura do IFPB estão abertas

Noticia

Inscrições para Oficinas do Festival de Arte e Cultura do IFPB estão abertas

Os homenageados Soia Lira, Vant Vaz e Dadá Venceslau são alguns dos ministrantes
por Ana Carolina Abiahy publicado: 25/10/2022 17h15 última modificação: 26/10/2022 16h31

O 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB está com inscrição aberta para as oficinas que serão ministradas no dia 10 de novembro. Todas as atividades do evento serão gratuitas. O Festival é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e inicia no dia 09 de novembro, com programação no Campus João Pessoa do IFPB, Usina Cultural Energisa e Theatro Santa Roza.

soia lira.jpeg Três homenageados da Mostra de Artes Cênicas do IFPB serão ministrantes de atividades. A atriz Soia Lira, que se consagrou nos palcos com a peça teatral “Vau da Sarapalha” e nas telas de cinema com o filme “Central do Brasil”, vai realizar um workshop. O multiartista Dadá Venceslau ministra oficina sobre a arte do palhaço para todos os públicos e o dançarino Vant Vaz terá uma oficina focada em danças urbanas. Todos os três artistas paraibanos devem receber uma homenagem do IFPB no Theatro Santa Roza. 

Há ainda oficinas sobre o Cavalo Marinho, ministrada pelo professor do IFPB no Campus Campina Grande, Alan Monteiro, e sobre os batuques do maracatu. O cavalo marinho também estará entre as apresentações de dança do evento.

Para se inscrever nas oficinas, é preciso já estar inscrito no site do evento. Acesse https://www.even3.com.br/arteculturaifpb/ realize a inscrição online e após a confirmação, que vai para o e-mail cadastrado, clique em Inscrever-se em atividades. Sempre ao sair da página, é preciso retornar e realizar o login novamente para poder visualizar a descrição das oficinas e se inscrever. 

Todas as oficinas serão realizadas no campus João Pessoa do IFPB, na manhã do dia 10 de novembro. Clicando na programação completa, no site do evento, é possível ter mais detalhes sobre as atividades, com horário e local específico. 

mariliaarnaud.png O Festival, sob coordenação da Diretoria de Cultura da Proexc, aglutina quatro eventos: a Mostra Músicas do Mundo, que será na Usina da Energisa; a Mostra de Artes Cênicas do IFPB “Encena com o IF”, que acontecerá no Theatro Santa Roza, a exposição das obras do Prêmio de Artes Visuais, no hall do Campus João Pessoa e o lançamento da Coletânea com os textos selecionados no 3º Concurso Literário do IFPB, que agora também será no campus JP-IFPB e homenageia as escritoras Marilia Arnaud (Foto) e Lourdes Ramalho (in memorian). O evento terá ainda uma Feira de Economia Solidária e Criativa. 

Confira a programação atualizada do Festival. 

O Festival traz apresentações de grupos culturais dos campi do IFPB em Monteiro, Princesa Isabel, Campina Grande, Cabedelo Centro, Patos, Catolé do Rocha, Guarabira, Cajazeiras e João Pessoa. Artistas de destaque da cena cultural paraibana na música também vão se apresentar. 

O presidente da comissão organizadora do Festival, George Glauber Severo Felix, espera que o evento movimente não apenas os grupos que vão se apresentar, mas envolva os demais estudantes e servidores do IFPB neste primeiro grande evento presencial da instituição após a pandemia. Glauber deixou a Diretoria de Cultura da Proexc, que passa a ser dirigida pelo professor Erivan Lopes Tomé Junior. O novo pró-reitor de Extensão e Cultura do IFPB é o ex-reitor Nicácio Lopes, que substitui a servidora Cleidenedia Morais que vai para o Polo de Inovação. Todos estão envolvidos na organização do grande evento que conta com profissionais de vários campi do IFPB e de setores da reitoria.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Arte: Pablo França - programador visual do IFPB