Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2024 > 10 > Estudantes do Curso Técnico em Informática do IFPB Campus Itaporanga são destaque na Olimpíada Paraibana de Informática

Destaque

Estudantes do Curso Técnico em Informática do IFPB Campus Itaporanga são destaque na Olimpíada Paraibana de Informática

Os alunos conquistaram medalha de ouro, prata e bronze e honra ao mérito nas categorias Torneio Feminino Jr e Programação na Olimpíada Paraibana de Informática (OPI)
publicado: 04/11/2024 14h00 última modificação: 28/11/2024 14h00

A Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes em computação por meio de desafios motivadores e competição saudável. A competição permite que os alunos conheçam melhor a carreira na área de informática e desenvolvam seus conhecimentos em Programação e Algoritmos, e os prepara para competições nacionais e internacionais. A OPI é organizada pelo curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, e conta com o apoio do Virtus-Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação, e do Laboratório Brain - Laboratório de Sistemas Inteligentes, ambos vinculado ao CEEI - UFCG.

É com grande orgulho que celebramos o notável desempenho do IFPB Campus Itaporanga na Olimpíada Paraibana de Informática 2024. Nossos alunos do curso Técnico em Informática brilharam nas categorias, Programação e Torneio Feminino Jr, demonstrando talento e dedicação excepcional, conseguindo medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Mérito, se posicionando entre os melhores alunos de Informática do Estado da Paraíba.

Esse sucesso é resultado do esforço contínuo dos alunos e também dos orientadores/treinadores. O professor Ewerthon Batista (Campus Soledade - Egresso do Campus Itaporanga), o Prof. Arley Willer (Campus Itaporanga), Prof. Paulo Muniz (Campus Itaporanga), Prof. Romeryto Lira (Campus Itaporanga) e o Prof. Paulo Pereira (Campus Monteiro - Egresso do Campus Itaporanga), dedicaram-se intensamente ao treinamento dos alunos, mesmo enfrentando as dificuldades impostas pela greve docente. Seu comprometimento e orientação foram fundamentais para as conquistas obtidas.

O Projeto Olímpico de Informática do Campus Itaporanga foi iniciado em 2023 pelos professores Ewerthon Batista, Romeryto Lira e Arley Willer, e em 2024 continuou com a integração dos professores Paulo Muniz e Paulo Pereira, pelos quais houve uma preparação voltada para a capacitação e melhoramento para busca de resultados ainda melhores, já que em 2023 também conquistamos mais medalhistas.

Na edição da OPI 2024, no Torneio Feminino Jr, nossas competidoras mostraram habilidades impressionantes. Kauanny Rebeca Ferreira Duarte conquistou a medalha de Ouro, enquanto Julianna Mangueira Augusto levou a Prata. Ana Laura Epaminondas Oliveira e Sarah Paulino Juvito completaram conquistando a medalha de bronze. Esses resultados destacam o alto nível de competência de nossas alunas e são motivo de grande celebração.

Na Categoria Programação, na qual todos os alunos participavam, nossos estudantes também se destacaram. Receberam medalhas de bronze Kawan Olímpio David da Silva, Kauan da Silva Jacobino, Kauanny Rebeca Ferreira Duarte, Marley Nunes Malaquias, Julianna Mangueira Augusto e Carlos Vinícius Alves Lacerda. Além disso, Luiz Joaquim Ferreira de Andrade conquistou a medalha de honra ao mérito.

A seguir colocamos alguns depoimentos dos alunos sobre sua experiência na Olimpíada Paraibana de Informática 2024.

Kawan Olímpio David da Silva (Terceiro Ano de Informática):

"Decidi fazer a olimpíada como uma forma de homenagear quem me apresentou à mesma.  Espero que a competição e o pódio se tornem tradições do IFPB Campus Itaporanga e que essas vitórias não sejam em vão".

Kauanny Rebeca Ferreira Duarte (Terceiro Ano de Informática):

"Conquistar o ouro foi bem inesperado pra mim, apesar de me esforçar bastante, não é como se eu esperasse por ele, e no final das contas acabou acontecendo. Gratidão imensa aos meus mestres e professores, que me incentivaram desde que eu cheguei no Instituto. Entrego esta medalha a minha família, que tanto me apoia e me sustenta. O primeiro ouro veio, e sabemos que de onde ele veio, tem bem mais".

Carlos Vinícius Alves Lacerda (Terceiro Ano de Informática):

"Eu participei porque queria que o campus fosse reconhecido, e também como uma homenagem aos professores do curso que tanto me ajudaram, é ótimo saber que evoluí desde o ano passado e que posso continuar conseguindo conquistas como essas por estudar no IFPB".

Julianna Mangueira Augusto (Terceiro Ano de Informática):

"A parte mais interessante de estudar programação é ver como a mente busca soluções de maneira nova; a mentalidade de um programador é particular. O mais gratificante foi perceber o quanto minha capacidade de resolver problemas melhorou em relação ao ano passado. Antes, eu não conseguia encontrar soluções para todas as questões da OPI, mas este ano, mesmo sem tempo para desenvolver o código, consegui enxergar possíveis caminhos. Isso se deve ao estudo, possibilitado pelo apoio dos meus professores: Ewerthon, que respondia às minhas perguntas; Arley, que me emprestou um notebook; e Romeryto, pelo incentivo constante".

Ana Laura Epaminondas Oliveira (Terceiro Ano de Informática):

"Ganhar uma medalha de bronze a nível estadual é uma emoção indescritível! Todo treino, todo esforço, cada desafio enfrentado foram recompensados com este prêmio. Não seria possível chegarmos até aqui sem o apoio de todos nossos professores e responsáveis. Agradecimento em especial os nossos professores de curso: Ewerthon; Romeryto; Paulo Pereira, Paulo Muniz e Arley, sem o apoio, orientação e dedicação deles, essa conquista não teria sido possível. Todas essas 8 medalhas representam não só conquistas, mas também a evolução e a superação diante de grandes adversários.  Em meio a tantos campi na Paraíba, Itaporanga está no topo pela primeira, e não última, vez! Orgulho de todos meus colegas que conquistaram essas medalhas e que os alunos futuros sigam esse exemplo e consigam avançar cada vez mais nessa jornada =)"

Sarah Paulino Juvito (Terceiro Ano de Informática):

"Apesar das dificuldades enfrentadas durante a greve, a experiência da OPI esse ano foi gratificante e inspiradora, graças ao empenho da equipe Projeto Olímpico. A conquista da premiação foi extremamente importante para nós e para o nosso campus, pois reafirma o potencial do sertão em gerar talentos e transformar realidades através da tecnologia".

Marley Nunes Malaquias (Segundo Ano de Informática):

“A greve deixou todos perdidos sobre a Olimpíada, e eu fiquei inseguro sobre fazer a prova e como estudar. Os professores ajudaram com materiais e incentivo, o que nos manteve motivados. Na prova, consegui resolver algumas questões, mas as mais complexas exigiam um raciocínio que ainda não tenho. Como estou no 2º ano, planejo fazer a Olimpíada no próximo ano para melhorar minha pontuação e assim conseguir minha tão desejada medalha de ouro.”

Parabenizamos todos os participantes e, em especial, nossos medalhistas e docentes. O desempenho do IFPB Campus Itaporanga reflete a excelência acadêmica e o espírito de superação dos nossos estudantes e professores do curso Técnico em Informática. Estamos ansiosos para futuras competições e para seguir acompanhando o desenvolvimento de nossos talentosos alunos.


registrado em: