Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2022 > 06 > Estudantes do Curso Técnico em Informática fabricam primeiro software produzido e utilizado pelo IFPB-Campus Itaporanga

Destaque

A solução tecnológica foi desenvolvida no Laboratório de pesquisa em Informática, Sistemas Embarcados e Robótica (LaISER) do próprio campus
por publicado: 17/06/2022 20h34 última modificação: 17/06/2022 20h37

Demandado pela bibliotecária Clara Camile, do Campus Itaporanga, a equipe de estagiários desenvolveu software para gestão de tempo de acesso a computadores. A partir de agora, as máquinas localizadas na biblioteca poderão ser utilizadas por estudantes para pesquisas e demais atividades acadêmicas.

O LoQUI, cujo nome deriva do termo homófono inglês "Lock" (travar/trancar), é um sistema que gerencia o tempo de uso de computadores em rede e já se encontra em fase de registro. É ideal para escolas, lan houses, laboratórios de informática, call centers e cenários em que seja necessário delimitar quanto tempo o usuário pode usar o PC. A solução foi produzida pela equipe de estagiários em TI (e alunos do curso técnico em informática) Ana Paula Berto (3º ano), Jamile Farias de Sousa (3º ano) e Gabriel de Freitas Tertuliano (2º ano), orientados pelo prof. Arley Willer.

No LoQUI, que utiliza autenticação por matrícula do aluno, é possível liberar o uso de computadores por tempo determinado. Após o uso, a máquina é automaticamente bloqueada. Outras funcionalidades também foram implementadas.

Esta solução foi desenvolvida no Laboratório de pesquisa em Informática, Sistemas Embarcados e Robótica (LaISER) do próprio Campus, o qual atua em diversos estudos e projetos relacionados a tecnologia.