Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2020 > 07 > Equipe cria canal no Telegram sobre o coronavírus

Noticia

Equipe cria canal no Telegram sobre o coronavírus

Projeto Covid19-IFChannel reúne servidores e discente contra fake news
por publicado: 31/07/2020 14h11 última modificação: 04/08/2020 10h31

O Campus Itaporanga do IFPB criou um canal no Telegram para disseminar informações confiáveis sobre o novo coronavírus. O projeto “Covid19-IFChannel: um canal para impulsionamento das informações referentes ao COVID-19” foi elaborado pelos docentes da área de informática Ewerthon Dyego de Araujo Batista, Romeryto Vieira Lira, Arley Willer Neves da Silva e Douglas François Xavier Silva; os técnico-administrativos Izael de Lima Junior e Clara Camile Freitas da Silva e a discente Larissa Bastos Juvito.

O Canal oferece notícias de várias fontes RSS e utiliza BOTS que coletam o material de lugares diferentes, com foco na ciência. O objetivo foi construir um canal de informações fidedignas por meio da coleta de fontes confiáveis para que fossem repassadas para a população. A preocupação é porque há muita informação enganosa que pode gerar risco à saúde, em meio ao grande fluxo de conteúdo criado e compartilhado, principalmente nas redes sociais.

“Acreditamos que o canal pode ajudar a conscientizar a população para uma melhoria dos índices de casos fazendo a mediação do que é publicado em sites oficiais e assim combatendo as fake news”, comentou a bibliotecária do Campus Itaporanga, Clara Camile.

A ideia de criação do canal começou em meados de abril com a discussão de como o campus poderia ajudar durante a pandemia e a melhor de forma de coletar as informações e disponibilizá-las para a comunidade. Logo, foi feita uma pesquisa sobre as fontes e bots disponíveis para que as notícias fossem repassadas em tempo real.

Segue o link direto para o Canal: t.me/canalcovid19ifpb  

Edição do material do campus: Ana Carolina Abiahy - jornalista da Reitoria

registrado em: