Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2019 > 09 > Palestra de historiador renomado movimenta a comunidade de Itaporanga

Palestra de historiador renomado movimenta a comunidade de Itaporanga

Evento aconteceu no campus Itaporanga
por publicado: 20/09/2019 17h46 última modificação: 11/10/2019 12h52

O paraibano José Octávio de Arruda Mello  historiador, jornalista, escritor e membro da Academia Paraibana de Letras – fez palestra no IFPB campus Itaporanga, para estudantes, professores e público em geral.

O evento aconteceu por meio da parceria entre o IFPB e a Fundação José Francisco de Sousa e foi prestigiado por discentes, servidores e representantes da sociedade de Itaporanga. O tema central da palestra foi a Coluna Prestes, movimento político ocorrido na década de 20 que tinha como objetivo derrubar o governo federal. Segundo o historiador, a Coluna tinha como característica a alta capacidade de movimentação.

Em uma conversa descontraída, o professor contextualizou todo o processo da Coluna Prestes até sua passagem pela região do vale do Piancó. Um dos relatos comentados pelo historiador foi a luta do padre Aristides da cidade de Piancó, que com poucos companheiros enfrentou o grupo de Prestes, mas foi trucidado.

Segundo o professor, os membros da Coluna confiscavam bovinos e cavalos, mas deixavam vales “deixando claro a intenção de um dia fazer o ressarcimento”, o que era motivado pela certeza que um dia chegariam ao poder, afirmou José Octávio.

Participaram do evento os jornalistas Paulo Conserva e Sousa Neto; o parlamentar mirim de Itaporanga, Márcio Rodão; os advogados, Paulo César, Loloza e Izolda; o ativista cultural Eriogenildo; o Ouvidor do poder público municipal, Damião Barros; e o comerciante César Conserva.

Segundo o professor Ridelson, Diretor Geral do campus Itaporanga, o evento resgatou a história da nossa região e, consequentemente, despertou o interesse dos estudantes. Já para o professor do IFPB, Severino Pereira, o evento foi oportuno para trocas de experiencias entre o expoente e experiente historiador e os jovens estudantes do IFPB.

No final, o professor José Octávio deixou exemplares de livros para o campus e recebeu um exemplar do livro “ A odisseia de Atena...” de autoria do professor Ridelson Farias.