Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2019 > 06 > Combate ao mosquito Aedes Aegypti

Combate ao mosquito Aedes Aegypti

Ação educativa em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB
por publicado: 19/06/2019 07h54 última modificação: 16/07/2019 14h10

A comissão de combate ao mosquito Aedes Aegypti do IFPB- Campus Itaporanga designada pela Portaria Nº 90/2019 - CGP/DG/IP/REITORIA/IFPB, realiza mais uma ação educativa na manhã dessa terça-feira (18/06/2019). Em parceria com a equipe de agentes de combate às endemias da Prefeitura Municipal de Itaporanga foi realizada com os estudantes uma palestra educativa em sala de aula e entrega de material informativosobre a importância do combate ao mosquito.

O objetivo dessa atividade é mobilizar os estudantes sobre a importância de intensificar as ações de prevenção contra o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya. Os meses de novembro a maio são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito, porém no mês de junho a região do Vale do Piancó ainda está recebendo chuvas, o que nos faz entender que “esse também é o momento de intensificarmos os esforços para não deixar a larva do mosquito nascer”, afirma a enfermeira do campus Itaporanga, Malu Micilly. “Além dos cuidados, como não deixar água parada nos vasos de plantas, é possível verificar melhor as residências, apoiando o trabalho dos agentes de endemias”, explica o agente de endemias, Jocélio.

A comissão de combate ao mosquito, formada por servidores e estudantes, usou nesse dia uma camisa com o slogan da campanha do Ministério da Saúde lançada em novembro de 2018: “O perigo é para todos. O combate também. Faça a sua parte”, ressaltando a união de todos, população e governo, como sendo a melhor estratégia de combater o mosquito e as doenças por ele causadas.

Agradecemos desde já à Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB, em especial à secretária de saúde, Rosália Farias, pelo apoio e parceria nessa ação, viabilizando uma equipe qualificada de servidores para cooperar conosco na difícil tarefa que é converter a informação, através do processo de conscientização aos estudantes, em ação mobilizadora e multiplicadora.

Por Malu Micilly