Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2019 > 04 > Servidores são imunizados em campanha de vacinação

Noticia

Servidores são imunizados em campanha de vacinação

A ação aconteceu na tarde do dia 30 de abril, no campus Itaporanga
por publicado: 30/04/2019 16h40 última modificação: 10/05/2019 14h45

O IFPB campus Itaporanga, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste dia (30/04) a vacinação contra a influenza para todos os servidores. A ação tem como objetivo imunizar professores e demais servidores do campus, priorizando a redução do risco da influenza H1N1 para outras pessoas daquela instituição de ensino.

Estiveram à frente da ação, a técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde do município, Maria das Neves, e o técnico em enfermagem, José Weligton Ribeiro Xavier, o qual compõe o setor de saúde do campus Itaporanga.

Na oportunidade, foram imunizadas 29 servidores e funcionários terceirizados.

PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

REAÇÃO ADVERSA – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

registrado em: