Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 12 > Ciência para a Redução das Desigualdades: De Intervenções Poéticas a reflexos de uma Educação Inclusiva

Noticia

Ciência para a Redução das Desigualdades: De Intervenções Poéticas a reflexos de uma Educação Inclusiva

Tecnologia, Ciência, Desigualdades, Consciência Negra e Inclusão são temáticas norteadoras da II SECITEC - Itaporanga
por publicado: 11/12/2018 10h18 última modificação: 13/12/2018 09h04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Itaporanga realizou entre os dias 20 e 22 de novembro de 2018 a II Semana de Ciência e Tecnologia – SECITEC, que foi norteada pela temática “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O evento ocorre em todo o Brasil e tem como foco principal mostrar a relevância de práticas que despertem o interesse e a curiosidade, estimulando a construção de conhecimentos e atitudes críticas para a solução de problemas, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. 

De início, o evento contou com apresentações culturais coordenadas pelo professor Draylton Siqueira e o Grupo de Sax do IFPB – João Pessoa e uma dança conduzida pela professora Ana Cristina de Lucena. Mathias Silva,  integrante do grupo de música, nos revela que “A abertura da II SECITEC - Itaporanga surpreendeu, todos os alunos ali presentes estavam se sentindo bem, interagindo uns com os outros, curtindo bastante a música, e por sinal o evento estava muito bem organizado. Parabéns a todos os envolvidos”.

A seguir, tivemos a composição da Mesa Solene de Abertura, momento no qual o professor Marlon Tardelly Cavalcante comentou sobre a importância do evento: “O desafio de ter assumido a Presidência da Comissão Organizadora da II SECITEC muito me alegra, justamente pelo fato de planejar e executar um evento tão grandioso e que oferece uma amplitude de minicursos, mesas redondas, palestras e exposições de pôsteres que contemplam todo o corpo discente, docente e servidores técnicos administrativos. A palavra de ordem é GRATIDÃO! Agradeço a todos que colaboraram de forma direta e indiretamente para a realização de nossa II SECITEC”, finaliza o Professor Marlon Cavalcante. O representante discente Janiedson Galdino enfatizou que “o papel do IFPB não é apenas formar profissionais da área de Edificações, mas também cidadãos que sejam capazes de amenizar essas desiguldades”.

Toda a programação do evento estava centrada em temáticas referente a redução das desiguldades, acrescentado de momentos reflexivos sobre o Dia da Consciência Negra e de experiências voltadas para uma escola que se preocupa com a Educação Inclusiva, a exemplo disso mencionamos a palestra de abertura conduzida pela professora Drª Dayane Gomes.

A aluna e monitora da II SECITEC, Isaiane Rozado, avalia “Como mais um dos eventos bem sucedidos do IFPB, veio e cumpriu seu papel integrador com grande excelência e compromisso. Mais uma vez pudemos observar o crescimento dessa "segunda casa" que tem se tornado motivo de orgulho não só para o corpo estudantil, como para a comunidade em geral. As vivências dessa semana permitiram além da criação de laços de cooperação entre os discentes, a possibilidade de se compartilhar conhecimentos desenvolvidos em meio a sala de aula, bem como os adquiridos através das relações interdisciplinares que tem se tornado o diferencial dessa instituição, carregada por guerreiros e gigantes. E um deles é justamente o mediador desse magnífico evento, o Professor Marlon Tardelly, que fez-se cumprir todas as ideias estabelecidas, aquelas almejadas e também as que surgiram como descobertas. O posto de organizador não poderia ter sido direcionado a alguém mais capacitado que o mesmo, que trabalhou diariamente com tamanha dedicação que encantou e mobilizou o campus nas atividades propostas. Sinto-me honrada em ter contribuído para a formação do evento mais marcante do nosso campus, ter possibilitado de maneira tão singela o seu bom funcionamento e ter estado ao lado de um mestre, não só da Educação Matemática, mas da construção de um cidadão social e ativo. São eventos como este que despertam em seus participantes o desejo de busca por conhecimento, que os instigam a mudar seus paradigmas, dão norte às suas atitudes e trabalham na edificação de um jovem merecedor das oportunidades oferecidas, e o campus Itaporanga tem se mantido firme nessa "empreitada", sendo a própria que vos fala, um exemplo de como as vivências dessa "casa estudantil" remodela e direciona seus "filhos" para um futuro próspero”.

A professora Ana Cristina de Lucena corrobora com a fala da aluna e destaca que o evento foi de grande importância para toda a comunidade escolar bem como para a comunidade itaporanguense e circunvizinhas. Sem dúvida é um evento de grande valia pois oferece inúmeras possibilidades de troca de experiências entre servidores, discentes e comunidade externa envolvendo-os em uma interdisciplinaridade sem tamanho. Não há como medir essa enorme experiência, há, apenas, que vivênciá-la.

Por fim, nos alegramos quando percebemos que outras escolas do município de Itaporanga e cidades circunvizinhas do vale do Piancó compareceram no evento para prestigiar as exposições abertas ao público, como é o caso de escolas das cidades de São José de Caiana, Santana dos Garrotes, dentre outras. Além disso, pais de alunos também estiveram presentes e nos revelam que, “A II SECITEC realizada pelo o IFPB, assim como os demais eventos, foi um evento maravilhoso. Podemos ver os trabalhos desenvolvidos por nossos filhos, estes elaborados em várias  áreas do conhecimento. É  sempre bom ver o desenvolvimento  e evolução  dos nossos filhos e acompanhar tudo de perto”, encerra Patrícia Felismino (Mãe de nossas alunas Paloma Felismino e Paula Felismino).

O encerramento do evento trouxe a solenidade de entrega de certificação das olimpíadas do campus, momento este coordenado pelo professor Marlon Cavalcante. O mesmo concluiu agradecendo o apoio da direção geral, coordenadores, docentes, discentes, monitores e comunidade externa, a exemplo do ITEC – Itaporanga, que colaboraram para a realização de um evento que marcou a história do IFPB – Campus Itaporanga. Tivemos uma semana rica de discussões e debates edificantes na construção humana de todos os sujeitos envolvidos no evento, já dizia Confúcio: “A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído”.

 --

Por Marlon Tardelly

registrado em: