Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 02 > Campus Itaporanga no maior evento tecnológico do país

Campus Itaporanga no maior evento tecnológico do país

Participação gerou convite para nova mostra do projeto na região Sul
por publicado: 20/02/2018 11h42 última modificação: 22/09/2019 13h06

O envolvimento de jovens com a tecnologia educacional torna o aprendizado mais atraente e inovador, diminui a evasão escolar, aprimora o desempenho dos alunos, desperta a curiosidade e as novas descobertas.

A Campus Party (CPBR), que acontece no Brasil desde 2008, atrai anualmente geeks, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura, Universo Digital e Empreendedorismo. Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única. Neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. É um ecossistema que permite que os frequentadores consigam interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e acompanhar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra-chave. A troca é o aprendizado mútuo.

O IFPB Campus Itaporanga foi a única instituição da Paraíba selecionada e uma das três da região Nordeste para apresentação de projeto na Campus Future, espaço do evento destinado para universitários e estudantes de cursos técnicos.

Os alunos Emanuel Lacerda, Lucas Pereira e Pedro Victor, orientados pelo servidor Arley Willer, levaram o Projeto Oião, desenvolvido a partir de capacitação em Sistemas Digitais e Robótica Educacional, até São Paulo. O objetivo do “olho do robô” é aumentar a precisão no reconhecimento da trajetória a ser seguida, como também otimizar o desempenho nas outras tarefas, como detecção de obstáculos, por exemplo. A seleção se deu por submissão do projeto escrito intitulado “Usos da Visão Computacional na Modalidade Segue Faixa para a Competição de Robótica da OBR”.

Durante seis dias, os discentes do grupo de pesquisa em robótica do Campus Itaporanga participaram de palestras, workshops e torneios. Dentre eles, o torneio Arduino Challenge promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel.

Radiantes e fãs de tecnologias, os alunos ficaram fascinados. “Ter ido para a Campus Party foi uma experiência inovadora e, com certeza, todos nós trouxemos muito conhecimento de lá.”, afirma Pedro Victor.

Como fruto do networking feito no evento, os alunos foram convidados a apresentar o projeto no Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão – CITFBE, no município de Francisco Beltrão, no Paraná, no mês de novembro.

Com material do site da Campus Party