Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 12 > Campus participa da III Competição de Robótica do IFPB

Campus participa da III Competição de Robótica do IFPB

Evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro de 2017 no Centro de Convenções de João Pessoa – PB
por publicado: 08/12/2017 15h30 última modificação: 22/09/2019 15h11

A III Competição de Robótica do IFPB ocorreu entre os dias 21 e 23 de novembro de 2017 no Centro de Convenções em João Pessoa – PB, tendo como principal objetivo estimular docentes e servidores do IFPB a desenvolverem robôs móveis autônomos, bem como incentivar os estudantes na participação de outras competições, sejam regionais, nacionais e internacionais na área e, ainda propiciar a pesquisa científica aplicada a robótica. O campus Itaporanga participou da competição na categoria segue faixa, sendo representado por dois grupos de alunos do Curso Técnico em Edificações (Integrado) ao Ensino Médio, onde o grupo Big Ita era formado pelos alunos Lucas Azevedo, José Klebson, Larissa Bastos, Pedro Victor e orientados pelo Coordenador de TI Arley Willer, que nos últimos meses lidera o projeto de extensão "Curso de Sistemas Digitais e Robótica Educacional".

O grupo Edifita foi constituído pelos alunos Jheison Marcos, Emanuel Souza, Anna Nery, Isaiane Rozado e orientados pelo docente Marlon Cavalcante, grupo este que foi premiado com um HD externo no encerramento do evento através de um sorteio entre as equipes participantes.

A pedagoga Anaize Anália esteve junto dos grupos em várias etapas, desde a construção dos rôbos até a competição em João Pessoa e, afirma que “participar desse evento nos trouxe a oportunidade de vivenciar novas experiências, interagir com outros campi e aprimorar nossos conhecimentos relacionados a robótica, precisamos destacar a garra, perseverança e dedicação de nossos representantes durante todo o processo de construção e programação de nossos rôbos”. Seguindo esse pensamento, Arley Willer destaca que “a robótica educacional permite aplicar teorias e soluções aprendidas em sala e os alunos adoram. Além de revelar talentos, a III Competição de Robótica do IFPB mostrou que todos podem ir além. Daremos continuidade a este projeto tão multidisciplinar”.

Para os alunos participantes, “o evento trouxe conhecimentos que nos ajudará na realização de projetos futuros e que virão para melhorar nossa performance como competidores de robótica, mesmo não conseguindo atingir o resultado esperado foi uma ótima experiência. A nossa participação em um evento dessa magnitude nos propiciou uma maior integração com os outros campi, colaborando para a construção de uma aprendizagem colaborativa e, com certeza, em 2018 seremos os melhores”, finaliza o aluno Jheison Marcos. O docente Marlon Cavalcante reafirma que o compromisso, a dedicação e a vontade de aprender sempre mais fazem dos alunos do projeto os mais competentes nas competições futuras. Ficamos felizes pela forma como representaram o nosso campus na III Competição de Robótica. “Esse é o começo de muitos eventos e competições que estão por vir”, acrescenta Marlon.

Texto: Marlon Tardelly