Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 11 > Projetos do campus Itaporanga são premiados no SIMPIF 2017

Projetos do campus Itaporanga são premiados no SIMPIF 2017

Evento aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa entre os dias 20 a 23 de novembro
por Arley publicado: 30/11/2017 10h42 última modificação: 12/12/2017 09h25

O 2º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (SIMPIF 2017) é um evento promovido pela PRPIPG/IFPB. O evento constitui uma ação institucional de congraçamento de toda a comunidade do IFPB em torno da socialização de experiências e resultados de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pelos pesquisadores (servidores e estudantes) dos diversos campi. O SIMPIF visa promover a interação social e a disseminação da cultura e da inovação tecnológica, oportunizando a difusão do conhecimento produzido.

Pesquisadores e discentes do campus Itaporanga participaram do evento com exposição/apresentação dos resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos no ano de 2016. Foram 5 projetos coordenados por docentes do campus que orientaram 10 discentes bolsistas do curso técnico integrado em edificações no desenvolvimento das pesquisas.

Na oportunidade, o trabalho intitulado “Descarte Limpo de Resíduos Sólidos Originários da Cadeia Têxtil do Município de Itaporanga/PB Visando a Proteção Ambiental” desenvolvido por Francis Naiara Pereira Barreiro e José Hilton Paz de Sousa (discentes), por Anaíze Anália de Oliveira (Pedagoga) e orientado pelo professor Franklin Medeiros Galvão recebeu o prêmio de 3º lugar de Iniciação Científica, área de Engenharia III. Já o projeto “Diagnóstico da Qualidade da Água dos Poços Artesianos da Área Urbana Do Município de Itaporanga – PB” orientado pelo professor Ridelson Farias e desenvolvido pelo aluno do curso técnico em edificações, William Reynaldo Lemos Guimarães, foi premiado, na área multidisciplinar, como o 2º melhor trabalho.

A Coordenador de Pesquisa do campus Itaporanga, professor Renan Gomes Lucena, pontuou que foi uma experiência muito positiva para os alunos, pois além da integração com outros estudantes, eles tiveram a oportunidades de participar de um grande evento que reuniu mais de 2000 pessoas das várias áreas do conhecimento.

Para Franklin Galvão, orientador de uma das pesquisas, o resultado foi muito gratificante. O trabalho reflete o resultado de ações que envolvem a comunidade do IFPB e as industrias têxtis da região do vale do Piancó, conclui o professor.