Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 11 > Ciclo de Palestras de Prevenção à Saúde do idoso recebe palestras sobre Câncer de Mama e Direitos do Idoso

Noticia

Ciclo de Palestras de Prevenção à Saúde do idoso recebe palestras sobre Câncer de Mama e Direitos do Idoso

Informações sobre Câncer de Mama são importantes e de altíssima relevância para o bem estar dos idosos
publicado: 21/11/2017 17h31 última modificação: 21/11/2017 17h31

Nos dias 06/10/2017 e 18/10/2018, o Ciclo de Prevenção e Promoção à Saúde do Idoso do Programa de Inclusão Digital/Social do Município de Itaporanga/PB, ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Itaporanga, foi agraciado com as palestras sobre Câncer de Mama e Direitos do idosos, respectivamente”. As Mesmas aconteceram às 14:00hs no Auditório da 7ª Regional de Ensino.

ISABEL KARINE D. DE F. RODRIGUES, enfermeira e especialista em Saúde, proferiu a palestra sobre "Câncer de Mama". A Especialista é enfermeira do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) / Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de Itaporanga/PB e atua como Professora da Escola de Ciências da Saúde e na Pós- graduação das FIP- Unidade Itaporanga. Inicialmente foi apresentado a definição conceitual sobre câncer de mama, após suas características e probabilidades estatísticas de ocorrência de acordo com as faixas de idades, estimativas de novos casos e incidência de mortes provocadas por este tipo de câncer. Também foi enfatizado que este tipo de câncer não é exclusivo apenas em mulheres, e que pode ocorrer também em homens, porém com incidência menor. A Palestrante frisou como principais fatores de risco: a Idade, obesidade, consumo de álcool , e o fator familiar( CA ovário e mama), não significando que a mulher necessariamente terá a doença.

A Especialista também destacou os meios de prevenção e principais sintomas que podem ajudar a identificar o câncer de mama, e proporcionar inclusive o diagnóstico precoce. Como destaque para o diagnóstico precoce, também foi destacado a necessidade do autoexame, dos exames de mamografias anuais a partir dos 50 anos ou a partir dos 40 anos que tiver casos de câncer de mama na família.

 A segunda palestra foi proferida pela prata da casa do curso do Projeto de Inclusão Digital e Social do Município de Itaporanga/PB, o aluno do Curso de Informática Básica para Terceira Idade Drº Luiz Gonzaga Gomes. O Drº Luiz é advogado e exerce sua profissão a mais de 30 anos em sua cidade natal (Itaporanga/PB), e fez questão de compartilhar seu conhecimento com os colegas do curso. A palestra sobre os “Direitos do Idoso” foi bem dinâmica e proveitosa, pois houve uma interação muito grande entre os colegas apresentando suas dúvidas e compartilhando situações que passaram para puder garantir seus direitos, indaga o Drº Luiz. Em sua palestra foi apresentado um panorama sobre a evolução dos direitos dos idosos no Brasil até a criação do seu estatuto (Lei 10.741/2003). Também detalhou os principais artigos do estatuto do idoso, apresentando suas principais características e como se garantir sua efetivação (Indicando inclusive quais órgãos municipais eles podem procurar para esclarecimentos de dúvidas).

 Texto: Jocênio Marquios Epaminondas

registrado em: