Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 06 > Teatro na sala de aula

Teatro na sala de aula

Alunos encenam trechos de O santo e a porca
por Jocênio M Epaminondas publicado: 28/06/2017 18h21 última modificação: 28/06/2017 18h40

No dia 20 de junho, os alunos do 1º ano do Curso Técnico em Edificações encenaram trechos da peça teatral O santo e a porca, de Ariano Suassuna, para marcar o término do 2º bimestre da disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I.

Durante os meses de maio e junho, os discentes estudaram as características do gênero dramático, a literatura do período medieval e o diálogo entre as obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna. Além disso, realizaram a leitura do texto completo de O santo e a porca para que pudessem selecionar as cenas a serem apresentadas.

A atividade coincidiu com o mês de homenagens ao dramaturgo, poeta e escritor paraibano, que teria completado 90 anos de idade no dia 16 de junho, e evidenciou a atualidade do texto escrito em 1957 e montado pela primeira vez em 1958. Além de possibilitar a aprendizagem dos conteúdos previstos, a encenação permitiu o contato dos discentes com elementos da cultura popular e a discussão de temas como a ganância, a avareza e a relação do homem com os mundos espiritual e material.

Segundo a estudante Eduarda Rênia Lucena, atuar em grupo foi muito divertido e demonstrou que é preciso “ter responsabilidade, ter compromisso e trabalhar uns com os outros com união em prol de um objetivo em comum”. Para ela, esse tipo de atividade “desenvolve nos alunos a parte artística, mostrando, ao mesmo tempo, diversos conteúdos que, dessa forma, são mais interessantes e de fácil compreensão”.

-- Texto: Marta Aguiar

-- Revisão: Ramon Brasileiro