Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2021 > 12 > Roda de conversa aborda papel das ligas camponesas de Sapé na construção da democracia no Brasil

Noticia

Roda de conversa aborda papel das ligas camponesas de Sapé na construção da democracia no Brasil

Atividade do Campus Itabaiana envolveu estudantes em torno de uma cidadania participativa
por publicado: 03/12/2021 10h14 última modificação: 03/12/2021 10h14

O Campus Itabaiana do IFPB, em parceria com o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, realizou na noite da última terça-feira (30) uma roda de conversa para dialogar sobre o papel das Ligas camponesas de Sapé (PB) na construção da democracia no Brasil.

A atividade educativa contou com a participação do coordenador e educador do Memorial, Weverton Rodrigues, que, em um primeiro momento, problematizou a história dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais da região, suas condições de exploração desencadeadas pela  questão agrária, e a construção da luta pelo direito à terra e ao bem viver. 

Os estudantes do Campus Itabaiana participaram do debate utilizando de maneira prática os saberes construídos ao longo do ano letivo sobre política, cidadania, democracia e movimentos sociais, como forma de ampliar suas leituras de mundo.  Os educandos compreenderam de forma crítica como a história da democracia no Brasil foi escrita pela luta dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do estado da Paraíba, expressando na prática uma cidadania participativa.

A atividade foi considerada pelos envolvidos, uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre as instituições (IFPB e o Memorial), e valorizar a história das classes populares da região como mote para a construção de uma educação mais contextualizada e problematizadora. Participaram como mediadores do diálogo, os professores Suelânio Viegas de Santana e Josemi Medeiros.

 *DGCOM com informações do Campus Itabaiana

registrado em: