Você está aqui: Página Inicial > Itabaiana > Notícias > 2018 > 08 > Projeto de Extensão realiza oficinas com recicladores da Cooperativa Itamare

Noticia

Projeto de Extensão realiza oficinas com recicladores da Cooperativa Itamare

Oficinas foram realizadas no dia 24 de agosto de 2018
por publicado: 28/08/2018 07h28 última modificação: 26/10/2018 11h52

O projeto de extensão CAPACITA: multiplicando saberes sustentáveis realizou nesta última sexta-feira (24/08) duas oficinas na Cooperativa Itamare, situada na cidade de Itabaiana – PB. Essas foram as primeiras oficinas promovidas pelo projeto e contou com 23 participantes.

O objetivo principal do projeto é capacitar os recicladores da Cooperativa Itamare quanto ao uso de materiais recicláveis em diversas atividades visando uma maior geração de renda para eles. A realização das oficinas tem ainda o intuito de disseminar conhecimentos relacionados à sustentabilidade ambiental.

As oficinas foram ministradas por discentes do curso de Agroecologia do IFPB campus Picuí que desenvolvem vários trabalhos de pesquisa e extensão no Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) sob a coordenação do Prof. Frederico Campos.

As oficinas aconteceram na sede da Cooperativa Itamare e os dois temas trabalhados foram: “Compostagem: produção de composto orgânico oriundo do lixo verde” (ministrado pelos discentes José Aliff e Valter Silva) e “Cactáceas Ornamentais” (ministrado pelas discentes Gislayne Kayne e Andreza Ricaelly).

Na oficina de compostagem, foi ensinado como produzir composto orgânico a partir resíduos de podas de árvores, o qual pode torna-se uma alternativa de geração de renda a partir de materiais simples e acessíveis aos recicladores. Já na oficina das cactáceas ornamentais, foi ensinado como pode-se agregar mais valor ao composto orgânico, utilizando-o como um subproduto na confecção de mudas de cactáceas. Todas as etapas das oficinas foram acompanhadas pela equipe (discentes e servidores) do projeto de extensão “Capacita: multiplicando saberes sustentáveis”.

registrado em: