Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2021 > 12 > Campus Guarabira realiza primeira colação de grau presencial

Campus Guarabira realiza primeira colação de grau presencial

Depois de um ano e nove meses de suspensão das atividades presenciais, os formandos Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Campus Guarabira celebraram a colação de grau com cerimônia presencial.
por publicado: 10/12/2021 13h38 última modificação: 10/12/2021 13h49

O Campus Guarabira do IFPB realizou, nesta quinta-feira (09), a cerimônia de colação de grau do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial . Após um longo período de suspensão das atividades presenciais, devido a pandemia de Covid 19, o Campus Guarabira foi a primeira Unidade da Instituição a organizar a cerimônia presencialmente, com a presença dos formandos e familiares. Foi um momento de confraternização para todos os participantes.

Para estudantes e servidores (professores e técnico-administrativos), a colação de grau foi o momento de rever os amigos, matar a saudade, de caminhar nasFormatura 2.jpg dependências do Campus e renovar as esperanças. “Esse é um momento de grande alegria. Depois de passarmos por muitas dificuldades, tantos momentos complicados, a gente conseguiu chegar até aqui e isso é de suma importância, eu me sinto vitoriosa e acredito que minha turma também compartilha desse sentimento”, comentou a oradora da turma Edilane Moisés.

O professor José Augusto Lopes, paraninfo da turma, descreve os momentos do cotidiano do Campus, que antecederam a pandemia, e que ficaram gravados em sua memória afetiva. “O que eu gostaria de registrar, é que foi muito difícil conviver com a saudade do barulho, do arrastar de sandália da presidenta (que ela dizia que era lenda), do canto do grilo ao lado das salas de aulas, até do atraso dos ônibus. Dessas coisas simples que temos todos os dias, que muitas vezes achamos que isso não tem valor, até que sejam tiradas de nós. Que felicidade poder estar com vocês nesse momento de superação e graça. Que felicidade, a oportunidade de dizer pessoalmente a todos vocês e, a cada um de vocês,  que estiveram pessoalmente comigo em sala de aula, que desejo muito sucesso nesta carreira que vocês escolheram”, frisa.

IMG_7046.jpgOutra pessoa que também contou os dias para o retorno de atividades presenciais foi a diretora-geral do Campus Guarabira, Kyara Nobrega. “Que emoção poder estar aqui com todos vocês. Hoje faz exatamente 632 dias, daquele 17 de março que suspendeu todas as atividades presenciais e, hoje, estamos aqui participando da primeira colação de grau presencial do IFPB, um dia tão sonhado por todos. Estamos em festa! Nosso Campus completou 10 anos no dia 10 de outubro, devido a algumas restrições que a pandemia nos impôs, estamos comemorando hoje, dia em que tivemos a assinatura do nosso tão sonhado restaurante estudantil”, destacou a diretora. Ela ressaltou ainda, a trajetória do Campus durante estes dez anos. “Indubitavelmente o Campus cresceu e transformou vidas, formamos 2050 alunos, crescemos em estrutura física e em ensino, e vocês fazem parte dessa história”, disse a diretora, dirigindo-se aos alunos.

A pró-reitora de ensino do IFPB, Mary Roberta, que substituiu o reitor Nicácio Lopes na cerimônia, destacou as mudanças ocorridas noMary Roberta.jpg mundo em virtude da pandemia e, falou sobre como o IFPB teve que se reinventar para dar continuidade ao ensino, mesmo que de forma não presencial. Ela reconheceu as dificuldades enfrentadas por muitos alunos em relação à falta de equipamento e internet adequados para o pleno aproveitamento das aulas, e que o IFPB, na medida do possível, interveio na realidade desses alunos, ofertando os recursos necessários para que os alunos tivessem acesso às aulas on-line. Ela destacou o papel de cada um dos formandos na reconstrução do país e falou sobre a importância do Curso de Tecnologia em Gestão como base para o fortalecimento das relações comerciais do país.

A mesa de honra desta solenidade foi composta pela pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Marinho, a diretora-geral do Campus Guarabira, Kyara Nóbrega Fabião do Nascimento e o paraninfo da turma, professor José Augusto Lopes Viana.

Texto: Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Fotos: Claudionor Kbça e Josélio Rogério