Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2021 > 06 > Campus Guarabira lança a campanha: "Eu Óleo para o Futuro"

Campus Guarabira lança a campanha: "Eu Óleo para o Futuro"

A campanha será iniciada no dia 05 de junho de 2021, com o objetivo de contribuir com as “Mulheres Guerreiras do Mutirão”
por publicado: 03/06/2021 17h09 última modificação: 03/06/2021 17h09

O Instituto Federal da Paraíba - Campus Guarabira, em parceria com o Núcleo de Educação Cidadã (NEC) e o Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários (NUCAES), promove a campanha “Eu Óleo para o Futuro”, que será iniciada no dia 05 de junho de 2021, com o objetivo de contribuir com um empreendimento de economia solidária conhecido como “Mulheres Guerreiras do Mutirão”.CAPA.png

Além da geração de renda para um segmento vulnerável, que teve seu faturamento afetado pelas dificuldades fomentadas pela pandemia do Covid19, a campanha conta com a parceria de escolas e estabelecimentos do município, buscando fortalecer o trabalho de educação ambiental no âmbito escolar de preservação do meio ambiente em que se vive, e diminuir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de óleo de cozinha.

O grupo “Mulheres Guerreiras do Mutirão”, situado na cidade de Guarabira - PB, é formado por ex-catadoras do lixão da cidade que, após o seu fechamento, encontraram na economia solidária uma forma de gerar renda para a família. Seu início deu-se por influência de um curso do PRONATEC no ano de 2014, ofertado pelo IFPB e direcionado à comunidade do Mutirão.projeto_mulheres_guerreiras

Esta comunidade está situada em um bairro carente, de mesmo nome, que fica próximo ao lixão da cidade. No ano de 2017, o grupo Mulheres Guerreiras do Mutirão foi formado, produzindo o Sabão Guerreiro, um sabão ecológico feito à base do óleo de cozinha reutilizado, além de outros produtos para limpeza doméstica. Atualmente, contam com a participação de oito integrantes, sendo sete mulheres e um homem, assim, trabalhando juntos, o que antes era rejeito torna-se fonte de renda, e evita que mais poluição se acumule em nossos rios e solos, porém, com a alta na demanda por sabão e o pouco abastecimento de óleo, utensílio primordial na produção, o grupo das mulheres guerreiras se viu em um novo desafio no contexto pandêmico em que vivemos.

Esse projeto se justifica pela necessidade do grupo ter acesso à matéria prima de seus produtos, o óleo de cozinha usado, para continuarem seu trabalho e obter o faturamento necessário para seu sustento.Sabão Guerreiro.jpeg

Até o momento, eles contam com a parceria das escolas ECIT Monsenhor Emiliano de Cristo e o Colégio e Curso Objetivo, servindo como ponto de coleta internamente, além do Restaurante Lá Petiscaria e do Espetu’s Restaurante, como pontos de coleta para o público em geral que desejar doar o óleo que armazenam em suas casas. Ademais, as doações também podem ser feitas na casa de uma das Mulheres Guerreiras, conhecida como “Carminha”, na rua Maria de Fátima Ribeiro - Mutirão, número 177, próximo à creche nova.

A expectativa é que outros pontos venham somar a esses, reforçando a campanha, contribuindo com os esforços das “Mulheres Guerreiras do Mutirão” e preservando o meio ambiente juntamente com os envolvidos no projeto.

Para os que desejarem acompanhar o andamento da campanha “Eu Óleo para o Futuro” e/ou obter mais informações, basta seguir o @eu_oleo_para_o_futuro no Instagram, e para os que desejarem contribuir com o projeto, podem entrar em contato através do direct no mesmo perfil, ou pelo e-mail (campanhaeuoleoparaofuturo@gmail.com).