Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2021 > 03 > Reitor anuncia construção de restaurante estudantil em Guarabira

Reitor anuncia construção de restaurante estudantil em Guarabira

Recurso será oriundo de emendas parlamentares. Anúncio foi feito durante Reitoria Itinerante
por publicado: 10/03/2021 18h55 última modificação: 17/03/2021 15h37

O Reitor do IFPB Nicácio Lopes anunciou durante reunião virtual do programa Reitoria Itinerante nesta quarta-feira (10) a construção de um restaurante estudantil no Campus Guarabira. A ação é oriunda de recursos de emenda parlamentar.

A construção do restaurante estudantil está prevista para iniciar em 2021 e é um compromisso assumido pela reitoria para dar continuidade as ações de melhoria da infraestrutura dos campi. A obra será realizada por meio de recursos de emenda parlamentar adquiridos junto ao congresso nacional. O recurso já está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

“Nosso sentimento é de imensa satisfação. Trata-se de um importante equipamento para garantir qualidade alimentar aos estudantes possibilitando melhores condições de permanência e êxito na instituição”, destacou o Reitor Nicácio Lopes, informando que os recursos devem estar disponíveis ainda no primeiro semestre logo após a aprovação da Lei Orçamentária Anual. O restaurante está orçado em torno de R$1.700.000,00.

A comunidade recebeu a notícia da construção do restaurante estudantil com muita alegria. “Em outubro, o Campusreitoria itinerante guarabira.png Guarabira fará 10 anos. A instalação do canteiro de obras nesse momento celebrativo é uma notícia muito boa. O restaurante é um equipamento que contribuirá e incentivará a permanência dos alunos. Fico muito feliz em fazer parte desta instituição e por estar contribuindo na transformação de vida dos discentes. Isso nos dá força para continuar seguindo em frente”, destacou o Diretor de Ensino do Campus Guarabira Erivan Lopes. A Diretora de Administração Osmarina Mendonça corroborou com as palavras e lembrou que o Reitor Nicácio tem de forma incansável lutado por trazer recursos para o IFPB. “São muitas vitórias e isso é muito gratificante”, comemorou.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho ressaltou a relevância do restaurante estudantil. “É um equipamento de suma importância para a permanência do estudante e para o desenvolvimento dos processos de ensino, pesquisa e extensão. Conquistamos esse instrumento graças ao êxito do professor Nicácio”, destacou Mary.

Durante a reunião, os estudantes abordaram pontos como a necessidade de ampliação do quadro de servidores, esclarecimento sobre o retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais e planejamento para o ensino híbridoparceria com a reitoria para empréstimo de ônibus para visitas técnicas, ampliação da oferta para equipamento e auxílios de inclusão digital. Outras obras de infraestrutura também foram discutidas como a pavimentação da entrada do campus, cobertura da quadra, piscina e biblioteca.

“Estamos caminhando para fortalecer nossa política de amparo aos estudantes mais carentes” disse o Reitor Nicácio Lopes. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo complementou que as discussões com a comunidade são importantes para avançar na oferta de políticas institucionais. “Ouvimos observações importantes que vão nos ajudar a aprimorar nossas políticas principalmente os auxílios conectividades e editais de aquisição de equipamentos. Outro ponto de grande relevância foi o anúncio do restaurante estudantil que significa uma qualificação na nossa política de alimentação estudantil”.

Durante o turno da tarde os servidores trouxeram para a discussão pontos como novos códigos de vagas, ampliação de funções gratificadas, esclarecimento de editais de remoção, carga horária docente em ensino remoto e adequação do IFPB às normativas do MEC.

A Diretora Geral do Campus Guarabira Kyara Nóbrega em seu discurso registrou a importância do trabalho conjunto entre a gestão local e a reitoria e ressaltou a construção do Restaurante Estudantil. Lembrou também que 9 meses após assumir o cargo as atividades presenciais foram suspensas. “Neste 1 ano de atividades remotas o campus não parou. Levamos a escola para dentro da casa dos alunos. Fica aqui o meu agradecimento à reitoria e aos diretores de ensino e administração. Juntos conseguimos dar continuidade ao ensino, pesquisa e extensão. Agradeço também aos pais dos alunos pela parceria e aos servidores técnico-administrativos. Não teria forma melhor e mais grata de encerrar do que com o anúncio da construção do restaurante”, declarou a diretora afirmando que o campus está aberto para qualquer parceria, para juntos crescer como Instituto Federal da Paraíba

O Reitor Nicácio Lopes agradeceu a receptividade e mostrou que continuará caminhando de mãos dadas com a equipe. “Nossa mensagem é de esperança. Não nos curvaremos diante das adversidades. Os tempos são difíceis, mas estaremos sempre juntos e unidos”, finalizou.