Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2018 > 03 > Campus Guarabira realiza pela 5ª vez a Procissão do Fogaréu

Noticia

Campus Guarabira realiza pela 5ª vez a Procissão do Fogaréu

Este ano, será a quinta edição da procissão na cidade, no dia 26 de março, às 17h45min.
por publicado: 20/03/2018 17h23 última modificação: 20/03/2018 17h23

A Procissão do Fogaréu é uma manifestação cultural popular, sendo umas das mais belas da nossa cultura popular brasileira, tradicional da cidade de Goiás Velho, antiga capital do Estado de Goiás, onde acontece há quase 300 anos, tem raízes espanholas, sendo trazida para o Brasil pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola. 

No IFPB Guarabira, o projeto é idealizado e executado pela professora de Arte, Líbna Naftali. Este ano, será a quinta edição da procissão na cidade, no dia 26 de março, às 17h45min. O ponto de partida será no CIEC – Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura, localizado na rua Joca Ataíde, no bairro Novo, a procissão representa a perseguição dos soldados Romanos a Jesus Cristo na antiga Jerusalém.

Os alunos sairão às ruas vestidos com túnicas de cetim e capuzes coloridos, levando tochas nas mãos (estes chamados de farricocos) pelas ruas da cidade de Guarabira, à procura de Jesus Cristo ao som de tambores

Para este ano, 2018, os alunos se concentrarão no CIEC e sairão em marcha pelas ruas do centro da cidade, tendo como primeira parada, a frente do Teatro Municipal, onde representará o local da Última Ceia, já dispersa, neste momento ocorrerá a primeira encenação.

Em seguida, retoma a marcha em direção à Catedral da cidade, que representará o Monte das Oliveiras. No átrio da Catedral, ocorrerá a encenação da prisão de Jesus Cristo. Neste momento, ao som dos tambores, será anunciada a prisão de Jesus. Os farricocos retornam ao ponto inicial em marcha ao som de uma pequena fanfarra trazendo Jesus como prisioneiro. A procissão do Fogaréu unirá duas linguagens artísticas: a teatral e a musical. 

É um momento aguardado com muita ansiedade e expectativa pelos alunos do IFPB e toda a comunidade Guarabirense, consolidando-se e concretizando-se como uma manifestação presente na cultura popular da cidade. 

registrado em: