Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 11 > Projeto de Extensão mapeará a saúde urbana em Borborema - PB

Projeto de Extensão mapeará a saúde urbana em Borborema - PB

O projeto visa contribuir com a gestão da Unidade Básica da Saúde da área urbana do município de Borborema, através da capacitação dos agentes de saúde na utilização das geotecnologias.
por publicado: 14/11/2017 14h12 última modificação: 14/11/2017 14h12

Mapeando a saúde urbana de Borborema - Paraíba: esse é o título do projeto de extensão idealizado no Campus Guarabira.

O objetivo é capacitar os agentes de saúde da cidade do Brejo Paraibano na utilização das geotecnologias, pois os mesmos são peças fundamentais para o entendimento da realidade e para dar continuidade ao trabalho realizado, apresentando os procedimentos para a construção, identificando e discutindo as variáveis relevantes para a geração de dados espaciais.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Kyara Nóbrega: "o planejamento da saúde pública está diretamente ligado aos dados espaciais, cujo espaço é altamente dinâmico, exigindo assim ferramentas tecnológicas para seu êxito e o geoprocessamento, vem ser essa ferramenta, pois através dele pode-se coletar, tratar, analisar e atualizar dados espaciais" frisou.

Ao todo, 10 agentes de saúde e 1 digitador estão sendo capacitados no laboratório do IFPB Guarabira, para que assim possam contribuir com a gestão da Unidade Básica da Saúde da área urbana do município, através da utilização das geotecnologias  coletando, tratando, analisando e atualizando dados espaciais da cidade.

Além da professora Kyara Nóbrega, participam também os alunos do Curso Técnico em Edificações, Pedro Sales, Ana Beatriz e Itallo Silva.