Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 09 > Campus Guarabira realiza projeto de extensão para trabalhadoras rurais

Noticia

Campus Guarabira realiza projeto de extensão para trabalhadoras rurais

O projeto tem como título "Esclarecendo os direitos da trabalhadora rural"
por publicado: 06/09/2017 14h04 última modificação: 06/09/2017 15h35

O IFPB Guarabira realiza desde maio deste ano, um projeto de extensão voltado para as trabalhadoras rurais do município de Guarabira. Sob a coordenação da professora Adriana Castilho, com a participação das alunas do Curso Técnico em Contabilidade: Laynne Virgínia, Jaciane Gomes e Willyaneide Oliveira.

O projeto tem com título "Esclarecendo os direitos da trabalhadora rural" e  consiste em esclarecer para esta classe quais são seus direitos como trabalhadora, explicar que a mesma não é “do lar” e que seu trabalho não é "ajuda" e pode ensejar aposentadoria.  

Nesta perspectiva, o projeto tem o objetivo de contribuir para a reflexão acerca das desigualdades de gênero no meio rural e a consequente violação dos direitos inerentes à cidadania da mulher do campo, esclarecendo para as trabalhadoras rurais seus direitos e as atuais políticas públicas existentes.

Ele é desenvolvido através de palestras no Sindicato de Trabalhadores Rurais, com o desenvolvimento de uma cartilha que aborda os direitos e políticas públicas existentes para trabalhadora rural. 

Para a coordenadora do projeto, Adriana Castilho, "o projeto busca os seguintes resultados: que as trabalhadoras rurais passem a se reconhecer como agricultoras ou trabalhadoras; tomem conhecimentos de direitos e políticas públicas existentes para mulher do campo; aumente o número de pedidos de aposentadoria rural na cidade de Guarabira e  diminua a desigualdade de gênero no campo."

As próximas palestras do projeto ocorrerão nos dias 27 de setembro e 11 de outubro, na sede do Sindicato das Trabalhadoras Rurais da cidade de Guarabira.

registrado em: