Você está aqui: Página Inicial > Guarabira > Notícias > 2017 > 04 > NAPNE do Campus Guarabira participa de evento em alusão ao Dia Nacional do Braille

O evento foi uma iniciativa da coordenação da Biblioteca Juarez da Gama Batista - Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Grupo de Trabalho da PB da Rede de Leitura Inclusiva
por publicado: 06/04/2017 16h00 última modificação: 06/04/2017 16h00

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realizou, na terça-feira (4), uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Braille, comemorado oficialmente em 8 de abril. O evento foi uma iniciativa da coordenação da Biblioteca Juarez da Gama Batista e Grupo de Trabalho da PB da Rede de Leitura Inclusiva. A programação trouxe oficinas, lançamentos, bate papos, música e contação de histórias. O acesso foi gratuito e as atividades foram transmitidas pela web rádio Luz e Arte, dos usuários do Instituto dos Cegos da Paraíba.

A Professora Tatiana Losano e o Técnico em Assuntos Educacionais Rafael Pereira convidaram Saulo Ramos de Oliveira - Revisor de Textos Braille e a aluna deficiente visual Isabel Gomes do Santos do curso Técnico em Contabilidade, para participarem do evento, que também contou com  a participação da Intérprete de Libras Francimara Pontes. Eles representaram o NAPNE do Campus Guarabira no evento.

No período da manhã, eles participaram da oficina - Acesso ao livro e leitura: um direito de todas e todos” com Angelita Garcia e Perla Assução do Instituto Dorina Nowill para cegos, do lançamento o Selo “Mobilidade Sustentável / Canal informativo: Cecograma quem conhece? Com o poeta e bibliotecário Sander Lee, representante do Correios e Telégrafos e  também um Bate papo com a Dra. Joana Belarmino sobre seu novo livro: “O que vê a cegueira”.

À tarde os mesmos participaram de mesas de diálogo, uma delas sobre “A teoria ocupacional na deficiência visual” com Rafaella Moreira de Farias –  Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB, “Acesso ao livro e leitura: um direito de todas e todos” com Perla Assunção e Angelita Garcia – Fundação Dorina Nowill para Cegos, “Como as políticas públicas de cultura promovem o acesso a informação para todos e todas” com Lau Siqueira – Secretário Estadual de Cultura.

Ao final, ocorreu um sorteio de 2 livros de um clássico da literatura: O pequeno Príncipe de  Antoine de Saint-Exupéry adaptados em três formatos diferentes. Falado, em que um narrador lê toda a história em voz alta. O segundo é o chamado livro digital Daisy, que tem alguns recursos para facilitar a navegabilidade, como ampliação de tela, soletração e busca de palavras. E o terceiro é o livro em braille –e para fechar com chave de ouro, a nossa aluna foi agraciada e sorteada com um exemplar.

Abaixo seguem os depoimentos dos representantes do NAPNE Guarabira sobre o evento em alusão ao Dia Nacional do Braille

DEPOIMENTOS

“ Este dia foi de grande valia, sou apaixonada pela inclusão pensando assim não rejeitei o convite feito pela aluna Isabel, Apesar de não ser minha área de atuação não tive receios, pois devemos estar preparados para nossos futuros alunos, ou  nos preparar pois nosso futuro a Deus pertence.É uma das minha mais novas paixões o braille e este mundo onde as pessoas enxergam com o coração,As palestras,os depoimentos,as homenagens,a perseverança e a esperança tomaram conta do evento. A deficiência está nas pessoas que não aceitam o outro da maneira como ele é” - Francimara Pontes, interprete de libras NAPNE IFPB GUARABIRA.

“ Sinto-me satisfeito e agradecido, A participação desse evento foi uma grande oportunidade de aprender e fazer contatos, foi enriquecedor para nós adentrar um pouco mais nesse universo da leitura inclusiva, no direito do acesso ao livro e da leitura. Acredito eu que eventos como esses que fortalecem  a bandeira da inclusão e principalmente do acesso ao aluno cego a cultura e ao bem que não tem dinheiro que pague – o conhecimento! Muito feliz, que venham os próximos!” – Saulo Ramos de Oliveira Revisor de Textos Braille / NAPNE/ IFPB campus Guarabira.

“Foi satisfatório, pois adquiri muito conhecimento, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre leitura inclusiva, conhecer novas pessoas e lugares. Alem de ter sido sorteada com um exemplar adaptado do clássico da Literatura mundial O pequeno príncipe. ”  - Isabel G. Santos/ Aluna  deficiente visual do curso técnico em Contabilidade IFPB campus Guarabira.