Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2022 > 11 > Dois estudantes do Campus Esperança estão classificados para a etapa nacional de jogos dos Institutos Federais - JIFs 2022

Os alunos irão competir na modalidade xadrez individual e em equipe
por publicado: 23/11/2022 13h53 última modificação: 23/11/2022 13h53

O 5º Jogos Intercampi 2022 do IFPB aconteceram entre os dias 18 a 21 de outubro no ginásio de esportes do Campus Campina Grande e no ginásio da Escola Estadual Bráulio Maia Júnior, no bairro Dinamérica, da mesma cidade. O evento esportivo contou com a presença de mais de 500 atletas de 17 campi que estiveram envolvidos nas competições de xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol e voleibol de praia.

A equipe de xadrez composta pelos alunos do Campus Esperança foi destaque na modalidade individual e em equipe. O grupo coordenado pelo Professor de Educação Física do Campus, Josikleio da Costa Silva, foi composta por seis alunos: Flávia de Souza Soares,João Gabriel Costa, Lívia Maíra Batista Brandão, Miguel Arcanjo Targino Valentim, Renally de Araújo Martins e Walmir Lima Da Silva.

O aluno Walmir Lima ficou em terceiro lugar na categoria xadrez masculino. A estudante Lívia Maíra conquistou a quarta colocação na categoria de xadrez feminino. Walmir e Lívia conseguiram êxito na Etapa Estadual e garantiram vaga para a próxima etapa que vai acontecer de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2022, em São José do Rio Preto – SP. Além disso, estarão representando o campus do IFPB Esperança na etapa nacional de Jogos dos Institutos Federais – JIFs 2022, competindo nas categorias individual e em equipe.

Walmir Lima, tem 16 anos. É estudante do 1ª ano do curso Técnico Integrado de em Informática.  Para ele, os jogos têm o objetivo de incentivar a prática de diversos esportes pelos alunos: “Os jogos intercampi é um dos eventos mais importantes do IF, tendo  como objetivo incentivar os alunos a praticarem diferentes tipos de esporte”. O aluno ainda destacou alegria pela classificação, mesmo sem ter tido muito tempo de preparação: ”Eu estou muito feliz, pois mesmo não tendo muito tempo de treino consegui obter um ótimo resultado na modalidade de xadrez, ficando na 3° colocação e estou  muito ansioso por ser um dos representantes do IFPB na etapa nacional, que acontecerá em São Paulo; não vejo a hora de ir e só tenho gratidão por essa nova conquista”.

Lívia Maíra tem 16 anos. Está cursando o 1ª ano do Curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável. Para ela, é um motivo de felicidade participar desse momento: “Os jogos intercampi dão a oportunidade de participar de competições em várias modalidades, eu tive a oportunidade de participar da competição do xadrez;  consegui obter um excelente resultado, ficando na 4° colocação dos jogos de xadrez feminino. Estou muito feliz, ansiosa para que chegue a etapa do Nacional em São Paulo. Só tenho gratidão a tudo que o IFPB está me proporcionando.”

O professor Josikleio Costa destaca a relevância dos jogos no processo formativo dos estudantes pelo esporte: “Acredito que os Jogos dos Institutos Federais oportunizam aos alunos experiências que vão muito além da modalidade Xadrez em si. Os JIFs oferecem vivências esportivas, culturais, de amizade e de respeito com raízes oriundas de cada canto do Brasil. Posso afirmar que será uma experiência ímpar para cada aluno que ali esteja.”

Os JIF’S são realizados em quatro fases distintas: intra-campus (jogos internos), inter-campi (dimensão estadual), etapa regional e etapa nacional.  Os jogos proporcionam, ainda, a  integração entre os participantes, tendo em vista que as etapas, em sua programação, contemplam atividades culturais entre os atletas, ou seja, são momentos de promoção à saúde e incorporação da prática esportiva no estilo de vida dos estudantes.

Pedro Henrique Silva Santos - Estagiário em Jornalismo /Supervisão do Prof. Dr. Josias Barros