Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2021 > 06 > IFPB Esperança seleciona duas equipes para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico são orientados pelo professor João Paulo França
por Ana Carolina Abiahy publicado: 28/06/2021 16h05 última modificação: 29/06/2021 15h06

O Campus Esperança do Instituto Federal da Paraíba teve duas equipes de estudantes selecionadas para a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Os estudantes das equipes Anayde Beiriz e Hermiones são orientados pelo professor João Paulo França.

A equipe Anayde Beiriz é composta por: Ana Beatriz Avelino, Diego Batista Araújo e Rayssa Santos da Silva, estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Sistemas de Energia Renovável. A equipe Hermiones é composta por: Ana Clara Lima de Oliveira, Sabrina Costa e Bianca Garcia dos Santos, alunas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática.

“Estamos muito felizes com o resultado já alcançado. Esta é a 13ª ONHB e é a primeira vez que nosso campus, o IFPB-Esperança, consegue chegar com equipes à final. Ressalto o comprometimento dos estudantes e a persistência, que mesmo em um período pandêmico, aceitaram o desafio de participar da Olímpiada e se dedicar de maneira impressionante, ampliando suas jornadas de estudos, pesquisas e reuniões semanais”, destacou o professor João Paulo.

A estudante Ana Clara comentou que sempre gostou da disciplina de História e desde o primeiro ano no IFPB teve interesse em participar da ONHB, mas somente em 2021 formou equipe e se surpreendeu por chegar até a final. "Ir tão longe em uma olimpíada, no meio de uma pandemia e trazer esse marco para o nosso Campus é realmente incrível. Eu e minha equipe estamos muito felizes e orgulhosas por termos participado e alçado essa conquista. Isso é muito significativo e importante pra gente!! Agora o nosso maior desejo é passar desta última fase e já estamos trabalhando pra isso", declarou Ana Clara.

A aluna Rayssa destacou que a Olimpíada é uma forma de aprimorar o conhecimento e um mecanismo de aprendizagem de forma dinâmica e dialogada porque se tem um convívio em equipe mais intenso entre colegas e professor. "Durante todas as fases a gente sempre procurou entender e debater os assuntos que a Olimpíada abordava e mantendo o foco de chegar até a final porque a gente já tinha participado de outras edições e não tinha conseguido. Então, saber que estava na final foi realmente uma sensação de dever cumprido e satisfação pela bagagem que a gente adquiriu até agora". Ela frisou que sempre gostou de História e quando foi apresentada à ONHB se apaixonou ainda mais. Anayde Beiriz IFPB Esperança ONHB.jpeg

As equipes já passaram por seis fases online e estão nos preparativos para a final, que também será online, em 16 de agosto. A equipe retomou reuniões e planejamentos semanais com estudos e pesquisas de temas da avaliação, deste ano, bem como de edições anteriores, informa o professor João Paulo. Ele lembra que na 11ª ONHB orientou sete equipes.

A final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil terá 415 grupos de 99 cidades de todos os estados do país concorrendo a medalhas de bronze, prata e ouro. Na Paraíba, 15 equipes estão na final. Somente no IFPB, além das duas equipes de Esperança, há três do campus João Pessoa e duas do campus Campina Grande. As outras equipes paraibanas são das escolas Motiva, Nossa Senhora de Lourdes, ECIT Prof Braulio Maia Junior, EEEFM Dr Jose Duarte Filho e Virgem de Lourdes. A região Nordeste é a que tem maior número de equipes na final, 285 grupos.

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 27,9 mil alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, foram realizadas seis fases online com duração de uma semana cada. A ONHB é um projeto do Departamento de História da Universidade de Campinas-SP e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da Reitoria do IFPB / Imagens: cedidas pelas equipes