Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2017 > 12 > Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado no IFPB – Campus Esperança

Noticia

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado no IFPB – Campus Esperança

"Acessibilidade e Inclusão Social: Teoria x Prática"
por publicado: 10/12/2017 09h51 última modificação: 10/12/2017 09h54

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de Dezembro) foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, dez anos após uma assembleia da ONU proclamar a instituição do programa mundial de ações sobre pessoas com deficiência. Segundo dados do IBGE, há 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa 23,9% da população.

A propósito dessa discussão, o projeto de extensão "Acessibilidade e Inclusão Social: Teoria x Prática" do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Esperança realizou um dia de culminância em comemoração a este dia, que é um marco na história em busca da efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.

Essa ação do projeto foi concretizada por palestras e discussões envolvendo a temática da Acessibilidade e Inclusão Social, apresentando aspectos teóricos que, na maioria das vezes, não são vivenciados na prática.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacou-se a palestra “Somos Todos Diferentes” da conceituada professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ana Cristina Silva Daxenberger, que é assessora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB. Na oportunidade, a professora Ana apresentou aspectos que nos mostram que somos pessoas diferentes dotadas de potencialidades e necessidades individuais.

Dando prosseguimento, o professor João Paulo França (IFPB, Campus Guarabira) apresentou a palestra “Breve histórico da Acessibilidade e Inclusão Social”, onde o referido professor fez um levantamento histórico, abordando a acessibilidade desde a antiguidade até os dias atuais.

Logo a seguir, o professor de Educação Física, Josikleio da Costa Silva (IFPB, Campus Esperança), que é especialista em Atividade Física Adaptada, apresentou a palestra intitulada “História dos Esportes Paralímpicos”, onde foi abordado um breve histórico dos esportes paralímpicos, algumas modalidades paralímpicas e temas referentes a Educação física Adaptada.

E, finalizando essa ação em busca da sensibilização e conscientização quanto aos direitos das pessoas com deficiência, abordando a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar, o professor Aldeni Barbosa da Silva (IFPB, Campus Esperança) apresentou a palestra “Acessibilidade e Inclusão Social na Prática”, abordando aspectos ligados a acessibilidade e inclusão social de pessoas em cadeira de rodas, demonstrando que a teoria das leis, que acobertam os direitos das pessoas com deficiência, é belíssima, mas que na prática pouco existe, e o pouco que existe, as pessoas que não apresentam deficiência se dão o desrespeito de não resguardar.

registrado em: