Você está aqui: Página Inicial > Ead > Notícias EAD > Notícias Gerais > IFPB certifica servidores do IFBA no Curso de Ferramentas do Google para Ensino Remoto

A parceria entre os institutos aconteceu em 2020
por publicado: 03/05/2021 11h57 última modificação: 03/05/2021 11h57

Nesse mês de abril, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) emitiu os certificados de 64 servidores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), que concluíram o Curso de Ferramentas do Google para Ensino Remoto. A capacitação ocorreu no segundo semestre de 2020.

O interesse no curso surgiu com o Diretor Geral do Campus Salvador, Ives Lima de Jesus, que, em meados de 2020 estava com sua equipe planejando as atividades remotas e viabilizando a capacitação para os servidores/as do Campus de Salvador do IFBA.

"Fiquei sabendo da Capacitação para o Google Sala de Aula que o IFPB estava promovendo, que partiu de conhecimentos básicos. Procurei mais informações e entrei em contato com Francisco Lima, da Diretoria de Educação à Distância do IFPB, que gentilmente atendeu meu pedido, abrindo uma turma e matriculando os servidores do IFBA de Salvador, os quais depois tornaram-se multiplicadores desse conhecimento", conta Ives. O Diretor destaca ainda que o curso, junto com outras capacitações, fizeram a diferença, pois permitiram  que em 31/08/2020 o Campus Salvador retornasse às atividades de ensino de modo remoto com qualidade.

A articulação ocorreu entre a Diretoria Adjunta de Educação a Distância e Formação Inicial e Continuada do IFBA, através da Diretora Érica Ferreira Marques, e da Diretoria de Educação a Distância do IFPB e seu Diretor, Francisco de Assis Rodrigues. Como havia vagas remanescentes, após a inscrição dos servidores do IFPB, surgiu a possibilidade de incluir também docentes baianos na lista de alunos.

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), setor ligado à DGEP, também colaborou para que a turma com os servidores do IFBA ocorresse, organizando as inscrições e a certificação e colaborando com custeio da capacitação.

"Considerando que o orçamento de capacitação destinado aos Institutos Federais é voltado para o desenvolvimento de todos os servidores da União, vimos a possibilidade de atender ao pedido de nossos colegas da Bahia e, assim, contribuir com o fortalecimento da qualidade do serviço público prestado aos cidadãos", esclareceu Daniel Vitor, Diretor Geral de Gestão de Pessoas (DGEP).

Assim, mesmo com o curso já tendo iniciado, os cerca de 80 interessados foram incluídos na turma e puderam participar das aulas virtuais. A capacitação teve como objetivo geral capacitar os professores e demais profissionais do ensino para uso das ferramentas Google disponíveis a partir da sua conta institucional, com ênfase na plataforma Google Sala de Aula.

A Diretora Adjunta Érica Marques analisou, com base em depoimentos dos servidores do IFBA, que "o aproveitamento do curso foi muito bom para as atividades docentes no Campus Salvador, nesse período de pandemia. Muito professores estão usando o Google Classroom em suas aulas".

Já a Pró-Reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta, destacou a satisfação com a visibilidade que a capacitação desenvolvida pela DED e pelo Campus João Pessoa do IFPB, alcançou na Rede. "Além disso, ficamos felizes em compartilhar vagas, com outro Instituto, de um curso tão necessário para as adequações que a Rede Federal de Educação Tecnológica precisou fazer para manter a oferta do ensino aos seus estudantes", ressaltou Mary.