Você está aqui: Página Inicial > Ead > III EEAD

Inscrições de 7 a 24 de novembro


III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

27,28 e 29 de novembro de 2019 • Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Neste cenário de políticas e perspectivas para a educação profissional e tecnológica, é de suma importância as discussões em torno da temática referente à modalidade de educação a distância que vem sendo implementada e desenvolvida nos Institutos Federais. Essa modalidade caracteriza-se pelo processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados apenas espacial e/ou temporalmente. Assim, em sua terceira edição, o Encontro de Educação a Distância (EEAD) reunirá estudantes, tutores, professores, coordenadores de polo, gestores, coordenadores de cursos em EaD e o público interessado na temática que terão a oportunidade de desfrutar de uma convivência presencial em oficinas, mesas redondas e palestras, constituindo, assim, um espaço de discussão e reflexão sobre a importância de temas relevantes para a modalidade de educação a distância no Instituto Federal da Paraíba – IFPB.

O IIl EEAD é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, que hoje oferta cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e projetos de extensão na modalidade a distância.

Assim, convidamos a comunidade acadêmica a fomentar o debate sobre os papéis da educação a distância e de seus agentes em contextos emergentes de inovação e de novidade.


PROGRAMAÇÃO

Programação do lll Encontro de Educação a Distância

 

Dia 27 de novembro de 2019

HorárioEventoTema - Participante(s)/Conferencista(s)Local
18h - 19hCerimônia de AberturaAbertura  do evento                                                                                                                                                                                                      Auditório da Reitoria
19h - 20h    Mesa Redonda        Desafios e perspectivas da Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e da Educação a Distância.
Participantes/Conferencistas: Lucídio dos Anjos Formiga Cabral (UFPB), Belchior de Oliveira Rocha - IFRN, Valdiney Veloso Gouveia - UFPB e Irineu Afonso Frey - UFSC.                                                                                                        
Auditório da Reitoria                                           

 

Dia 28 de novembro de 2019

HorárioEventoTema - Participante(s)/Conferencista(s)Local
09h – 12hMesa Redonda                 Membros:
Josali do Amaral: Institucionalização da EaD no IFPB
Mary Roberta Meira Marinho: Recredenciamento Institucional para a modalidade EaD
Marcos Vicente: Referenciais de Qualidade para a EaD           
Participantes:
Roseana Palmeira dos Santos: Experiências da formação na EaD - Alguns Relatos.
Telma Cristina Gomes da Silva: A mediação pedagógica e o processo dialógico na EaD - Objetivos e desafios.                                                                                                                                                     
Auditório UAG - Campus João Pessoa
13h30m -15h    PalestraTecnologias de Ensino para cursos a distância.
Palestrante: Prof. Paulo Henrique Sales Wanderley (IFB)
Auditório UAG - Campus João Pessoa
15h30m -17hMesa RedondaProdução de conhecimento para a Ead.
Participante(s)/Conferencista(s): Neilson Alves de Medeiros, José Elber Marques Barbosa, Daniele dos Santos Ferreira Dias (UFPB)
Auditório UAG - Campus João Pessoa


 

Dia 29 de novembro de 2019
HorárioEventoTema - Participante(s)/Conferencista(s)Local
08h30m-10hPalestra  Aprendizagem Baseada em Projetos aplicadas à EaD                                                                     
Palestrante: Helton Rodrigo Sousa Sereno (IFRJ)                                                                                                                                                                                                                                           
Auditório UAG- Campus João Pessoa
10h30m-12hMesa RedondaO panorama da pesquisa nos cursos na modalidade EaD.
Participante(s)/Conferencista(s): Márcia de Oliveira Alves, Silvia Regina Mendonça (IFRN) e Fabíola Nascimento dos Santos (IFPE).
Auditório UAG - Campus João Pessoa

 

13h30m-15h
15h30m-17h
Oficina 1Learning Analytics: Visualizando dados de interações sociais em cursos a distância.
Ministrantes: Rafael Xavier Leal, Maria Tatiane Brito e Clóvis Amorim.
Laboratório de informática 02 - Campus João Pessoa

 

13h30m-15h
15h30m-17h
Oficina 2Ferramentas de Acessibilidade no Moodle.
Ministrante: Fabio de Albuquerque Silva.
Laboratório de informática 05 - Campus João Pessoa

 

13h30m-15h
15h30m-17h
Oficina 3Do planejamento à ação: Como criar videoaulas e editar vídeos utilizando o Powerpoint e o Youtube.
Ministrante: Elizama Lemos e Rosemary Pessoa Borges (IFRN).
Laboratório de informática 03 - Campus João Pessoa

 

13h30m-15h
15h30m-17h
Oficina 4Design instrucional com Mobile First.
Ministrante: Danielle Dias (UFPB).
Laboratório de informática 45 - Campus João Pessoa

 

13h30m-15h
15h30m-17h
Oficina 5Ferramentas digitais em ambientes de Aprendizagem a Distância.
Ministrante: Helton Sereno (IFRJ).
Laboratório de informática 09 - Campus João Pessoa


CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Desafios e perspectivas da Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e da Educação a Distância

Lucidio dos Anjos Formiga Cabral - UFPB

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Titular do Departamento de Computação Científica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de otimização combinatória, meta-heurísticas e computação paralela.

Belchior de Oliveira Rocha - IFRN

Graduado em Engenharia Elétrica, ênfase em Eletrônica; Mestre em Engenharia de Produção e Doutor em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho, Portugal. Atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, onde exerceu o cargo de Reitor por dois mandatos consecutivos, no período de 2008 a 2016. Presidiu o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciêntífica e Tecnológica - CONIF, durante o ano de 2015.

Valdiney Veloso Gouveia - UFPB

Possui Licenciatura e Formação em Psicologia e Bacharelado em Direito, Especialização em Psicometria e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madri. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba. Vem atuando como consultor das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Ford. Tem participado do Conselho Editorial de revistas nacionais e internacionais (Avaliação Psicológica, European Journal of Social Psychology, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Thomson Psicología), além de atuar como parecerista de outras, como International Journal of Psychology, Interamerican Journal of Psychology, Journal of Applied Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Environmental Behavior, Estudos de Psicologia, Psicologia em Estudo e Cadernos de Saúde Pública. 

Irineu Afonso Frey - UFSC

Graduado em Ciências Contábeis, especialização em Contabilidade Empresarial, mestrado em Desenvolvimento Regional e doutorado em Engenharia de Produção . Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.  Foi gerente de contabilidade de média empresa industrial e também atuou como auditor independente, sendo auditor-sócio. Foi Coordenador do Núcleo de Transferência de Tecnologia da UFSC. Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFSC e Assessor Contábil e Financeiro do Departamento de Inovação da UFSC. Participa do Grupo de pesquisa em Auditoria e é líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação na UFSC. Coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT (Ponto Focal Florianópolis). Diretor Administrativo da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual.

PALESTRAS

Tecnologias de Ensino para cursos a distância

Paulo Henrique Sales Wanderley - IFB

Doutorado em Engenharia Elétrica.
Docente do Instituto Federal de Brasília.

Resumo: As formas de aprender estão em constante evolução e o Ensino a Distância é um dos principais expoentes de como os processos de aprendizagem modificaram-se. E como conseguir que o Ensino a Distância seja flexível, mas ao mesmo tempo que o aprendizado dos estudantes seja eficiente e efetivo? A resposta para esta pergunta geralmente encontra-se nas tecnologias utilizadas para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra. Qual Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizar? Toda a tecnologia embarcada no curso precisa estar necessariamente dentro do AVA? Basta que um professor grave suas aulas e disponibilize-as no AVA para que o processo de aprendizagem se conclua? Quais as outras formas de tecnologia que devem ser incluídas nos cursos EaD para que o aprendizado seja contínuo, eficiente e principalmente motivante para o estudante continuar com seus estudos? Não existem respostas fechadas e taxativas para as perguntas feitas aqui. Vamos debater e tentar chegar em algumas respostas que nos tragam segurança para montarmos nossos cursos a distância?.

Aprendizagem Baseada em Projetos aplicadas em EAD

Helton Rodrigo Souza Sereno 

Mestrado em Engenharia Mecânica.
Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Resumo: Aprendizagem baseada em P´s (Problemas, Projetos, Phenomenos e Paixão) é uma excelente ferramenta de ensino e de estímulo aos alunos, em ambientes EAD o acompanhamento dessa metodologia deve ser realizado de forma diferenciada para garantir o efetivo aprendizado do aluno, a experiência de ensino de programação em EAD utilizando projetos apresenta essas metodologias de acompanhamento e resultados.

FÓRUM/MESAS REDONDAS

Desafios e perspectivas da Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e da Educação a Distância


Participantes/Conferencistas: Lucídio dos Anjos Formiga Cabral (UFPB), Belchior de Oliveira Rocha - IFRN, Valdiney Veloso Gouveia - UFPB e Irineu Afonso Frey - UFSC. 


Referenciais de qualidade para a educação a distância no IFPB

 

Mediadora: Josali do Amaral

Membros: Marcos Vicente e Mary Roberta/Reitoria


O panorama da pesquisa nos cursos na modalidade Ead

 

Membros: Márcia de Oliveira Alves - IFPB, Silvia Regina Mendonça - IFRN e Fabíola Nascimento dos Santos - IFPE


OFICINAS

Oficina 1

Learning Analytics: Visualizando dados de interações sociais em cursos a distância.

 

Ministrante: Rafael Xavier Leal, Maria Tatiane Brito e Clóvis Amorim - IFPB.


Oficina 2

Ferramentas de Acessibilidade no Moodle.           

 

Ministrante: Fabio de Albuquerque Silva - IFPB.

 


Oficina 3

Do planejamento à ação: Como criar videoaulas e
editar vídeos utilizando o Powerpoint e o Youtube.


Ministrante: Elizama Lemos e Rosemary Pessoa Borges (IFRN).


Oficina 4

Design instrucional com Mobile First.


Ministrante: Danielle Dias - UFPB.


Oficina 5

Ferramentas digitais em ambientes de Aprendizagem
a Distância.


Ministrante: Helton Rodrigo Souza Sereno -IFRJ.


LOCALIZAÇÃO