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Apresentação

Evento totalmente online


As inscrições para as oficinas foram encerradas em 09/11. No entanto, inscrições para participar do encontro ainda serão aceitas até às 9h do dia 11/11.

 

A disseminação da Covid-19 invadiu nossa sociedade em todos os aspectos. A vida social – urbana ou rural – foi atingida por impactos cujos efeitos ainda não foram totalmente dimensionados. Na esfera educacional, em particular, as práticas pedagógicas sofreram um revés impensado, e todas as instituições tiveram que lançar mão de recursos diversos de sua realidade para poderem se adaptar a esse novo mundo. Sendo, anteriormente, um objeto de escolha para quem se aventurava no mundo virtual, o ensino a distância tornou-se, de imediato, a opção mais apropriada no enfrentamento de tal adversidade; os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) passaram a ser vistos e utilizados como os recursos mais efetivos para se continuar a escolarização, a instrução o aperfeiçoamento acadêmico. Afeita a esse universo virtual e digital, a comunidade do IFPB se emparelhou a diversos segmentos sociais e fez a sua parte: instrumentalizou a comunidade para se adequar ao ensino remoto.

No sentido do enfrentamento desses desafios, o Instituto Federal da Paraíba promove a quarta edição do Encontro de Educação a Distância – IV EEAD. Nessa nova edição, serão disponibilizados momentos para colocar na berlinda as discussões das várias experiências do novo estudar, ensinar, educar, trabalhar, compartilhando-as e pensando, especialmente, sobre a necessidade de adaptação ao que, agora, parece já não ser tão novo.

Durante o IV EEAD, as discussões sobre a presença da EAD e sobre as mudanças comportamentais em todas as esferas sociais ganham em amplitude. Se, por si só, o EEAD já se consolida por sua matéria constitutiva – a aprendizagem dialógica a distância –, o que dizer de sua energia transformadora neste momento singular, atípico?

O IV EEAD é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino realizada por meio da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, que hoje oferta cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e projetos de extensão na modalidade a distância, promovendo a universalização escolar e o ingresso no mundo do trabalho, a fim de oportunizar apropriação de direitos cidadãos a partir da formação acadêmica e profissional dignas.

Sob tal perspectiva, convidamos a comunidade acadêmica – e todos os interessados nas discussões acerca das experiências vividas, e a serem experimentadas no mundo virtual – a fomentar o debate sobre os papéis da educação a distância e de seus agentes em contextos emergentes de inovação e de superação de seus próprios limites.




Conferência/Painel de Abertura


Link para conferência/painel de abertura: <CLIQUE AQUI>


Prof. Cláudio Furtado (Governo do Estado da Paraíba)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Tem experiência na área de Física, com atuação nas áreas Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em espaços curvos. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Exerceu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ-PB onde permaneceu até Dezembro de 2018. Em março de 2017 foi eleito Vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo a Pesquisa do Brasil - CONFAP com mandato até março de 2019. Em janeiro de 2019 foi nomeado Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. Atualmente é condenador da implantação da Rede Paraibana de auto desempenho - REPAD, projeto de pavimentação digital do Estado da Paraíba que visa implantar uma rede de fibra óptica para atender as Instituições de Pesquisa do Estado. Tem atuado na implantação de projetos na área de apoio à cultura de empreendedorismo a empresas no Estado da Paraíba. Conselheiro do SEBRAE do Estado da Paraíba. Atua como conselheiro titular do CGI. BR representando o setor Governo como representante do CONSECTI. Em outubro de 2019 assumiu a Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

 

Med. Daniel Beltrammi (Governo do Estado da Paraíba)

Médico Sanitarista, Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado da Paraíba, Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Possui Residência Médica em Medicina Preventiva e Social, com ênfase em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde - (Programa de Estudos Avançados Em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde - PROAHSA), pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EAESP-FGV. É aluno pesquisador de Doutorado, do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

 


Prof. Rafael Xavier Leal (IFPB)

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2017. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos temas: cultura organizacional, comportamento do cidadão, comportamento do consumidor, mídia e cidadania, redes de cooperação, imagem corporativa, identidade organizacional. Graduação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2006). Já atuou como Diretor de Criação na Antares Comunicação, Diretor-Associado de Criação na Ação Marketing Promocional. No âmbito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, atua como: servidor técnico-administrativo, Coordenador-geral Adjunto da Rede E-tec Brasil, membro do Núcleo de Capacitação em Educação a Distância, responsável pelo Núcleo de Administração e Planejamento da Diretoria de Educação a Distância e atuou como professor formador de curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública EAD/UAB na disciplina: Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos. Tem experiência na área de Comunicação, Estratégia, Planejamento e Gestão.

 

Convidados

Palestrantes, expositores e instrutores:

 

Profª Anna Libia Araujo Chaves (IFPB)

Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba e atualmente ministra aula nos cursos técnico-integrados da Instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação Inglês e Português (2002), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (2004) e Mestrado em Letras (2006), todos realizados na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. No momento atual tem demonstrado interesse em estudar e pesquisar sobre a Psicologia Positiva, especificamente, a Educação Positiva. Está fazendo o curso de Certificação em Psicologia Positiva e é líder do NEP, Núcleo de Educação Positiva do IFPB. Destacam-se entre seus interesses de investigação a relação entre as emoções e o aprendizado no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do IFPB.

 

Profª Éricka Anulina Cunha de Oliveira (IFPB)

Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíba e atualmente, ministra aula nos cursos superiores e técnico-integrados da Instituição. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação Português (2008), realizada na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Especialização em Língua Portuguesa (2008), realizada na Universidade Federal da Paraíba. No momento atual tem demonstrado interesse em estudar e pesquisar sobre a Psicologia Positiva, especialmente, Educação Positiva. É membro do Núcleo de Educação Positiva do IFPB. Destacam-se entre seus interesses de investigação a Empatia e a Comunicação Não Violenta.

 

Profª Fabíola Nascimento dos Santos (IFPE)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Ensino-aprendizagem da Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e em Educação à Distância pelo SENAC-PE. Professora dos cursos técnicos e superiores da Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (DEaD/IFPE) e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da DEaD e Coordenadora de Tutoria do Curso de Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFPE.

 

Profª Gerthrudes Hellena Cavalcante de Araujo (IFPB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora efetiva do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT-CNPq), tendo como foco de pesquisa o trabalho docente sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Tem experiência como formadora de professores e seus interesses de pesquisa são nas áreas de formação docente e Educação a Distância.

 

Profª Jamylle Ouverney King (IFPB)

Formada em Letras Portugues-Inglês pela UFPB, mestrado em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Participou de Formação na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere na Finlândia (2016) e retornou a Finlandia em 2017 para capacitação com ênfase na formação de multiplicadores e design de currículo nas Universidades de Tampere e Hämeenlinna. Em 2018 e 2019 atuou como Formadora no programa nacional de formadores da rede federal (Braff). Entre 2016 e 2020 atuou como vice-coordenadora do Programa Estadual Giramundo na Paraíba. Atualmente é professora de lingua inglesa, prática como componente curricular e projeto integrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística,atuando principalmente nos seguintes temas: software educacional, migracoes, ESP, mobile learning, interdisciplinaridade, metodologias ativas da aprendizagem, gamificação e ensino a distância.

 

Profª Jailma Freire Marinho (IFPB)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal da Paraíba. Atua no Curso de Licenciatura em Letras-EaD no IFPB na disciplina de Introdução à Linguística. Ministra as disciplinas de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado e Subsequente do Campus Cabedelo Centro. Atualmente, exerce a função de coordenadora do Curso Técnico em Guia de Turismo. Possui nível de proficiência em inglês C2, de acordo com o Common European Framework of Reference. Faz parte da comissão de aplicadores dos exames internacionais TOEIC e TOEFL. Seus interesses atuais de pesquisa incluem formação inicial e continuada de professores, aprendizagem mediada por tecnologias e cultura digital.


Profª Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão (IFPB)

Tem Doutorado em Linguística, com foco de investigação na interação em fóruns educacionais (PROLING-PB/ 2011). Mestrado em Linguística, com estudos sobre o chat educacional e o seu propósito comunicativo. Especialização em Educação Tecnológica  e Especialização em Ciências da Linguagem com Ênfase em Educação a Distância. Concluiu, em novembro de 2015, a Especialização em Implementação e Gestão de Cursos a Distância (PIGEAD), pela Universidade Federal Fluminense. Possui GRADUAÇÃO em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba e é professora efetiva, desde janeiro de 1995, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Tem experiência no ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nas áreas da Abordagem Instrumental, Gêneros Discursivos, leitura e Educação a Distância - EaD). É tutora a distância das disciplinas Inglês Instrumental e Fundamentos em Educação a Distância, do curso de LETRAS do IFPB. Participou, em 2013, de um curso de Aperfeiçoamento em metodologia do ensino de línguas para professores de Inglês de escolas públicas, na University of Texas (UT) at Austin (EUA). No que se relaciona às atividades de extensão, orientou, em 2014, cursos de extensão vinculados à formação de tutores a distância. Em relação a atividades de pesquisa, faz parte do Núcleo de Educação Positiva do IFPB e desenvolve projetos na área da Educação/ Psicologia Positiva.


Prof. Jônatas Costa Bezerra (IFPB)

Graduação em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2014) e Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-2007), com mestrado em Ensino de Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2018) com ênfase em Tecnologia Educacional e Metodologias Ativas de Aprendizagem; especialização em Tecnologia Educacional pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) onde desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física. Tem experiência na área de Tecnologia Educacional, em Física Geral, Geociências, com ênfase em Meteorologia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, tecnologia educacional, metodologias ativas.

 

Profª Josali do Amaral (IFPB)

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é porfessor do ensino básico tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética. Na área de História, aprofundou-se no estudo das instituições políticas do Império do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: província do amazonas, educação, rotas fluviais, ocupação territorial e fronteiras.

 

Prof. José Moacir Soares da Costa Filho (IFPB)

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguística e graduado em Letras, Habilitação II (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba. Tem principais temas de interesse são o ensino de língua materna, a multimodalidade, a aquisição da linguagem e a educação a distância.

 

Prof. José Roberto Oliveira dos Santos (IFRN)

Graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRN (2008). Doutorando em Ciência Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na UFRN. Área de atuação na Sociologia e Antropologia da Religião, prática de ensino e formação de professores de sociologia, metodologia do trabalho científico.

 

Prof. Lafayette Batista Melo (IFPB)

Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Realizou pós-doutorado em Linguística (Análise do Discurso) na Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente, é professor da Unidade Acadêmica de Informática do Instituto Federal da Paraíba, atuando também no curso de Letras a Distância como pesquisador e fazendo parte do Programa de Pós-graduação de Tecnologia da Informação (Mestrado Profissional em Informática). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: Interação Humano-Computador, Informática em Educação e Educação a Distância, Análise do Discurso e Hipertextos e mais recente em Metodologias Ativas e Gamificação.


Lidiane Gonçalves Barbosa Lima (IFPB)

Graduanda em Letras a Distância com Habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR- (2017). Formação em curso Técnico em segurança do trabalho pela Escola Técnica Redentorista - ETER - (2013)

 

 

Profª Mônica Maria Pereira Firmino Seixas (IFPB)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Possui mestrado em Linguística (2008) pelo mesmo programa e graduação em Letras (2004) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, especialmente no curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. É autora do livro Novo Acordo Ortográfico: Comentado e Ilustrado e da coleção Mais saber- Ensino Médio publicados pela Editora Grafset. Dedica-se, entre outros trabalhos, à pesquisa sobre Design Instrucional do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem de cursos EaD.

 


Petra Júlia Santos de Azevedo (IFPB)

Graduanda em Psicologia, participa do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral (NPDSM), em que é orientanda de Iniciação Científica, além de atuar como monitora na disciplina de Teorias e Sistemas em Psicologia II. Ademais, tem desenvolvido estudos e pesquisas na linha da Psicologia Positiva, contemplando especificamente aspectos relacionados à Empatia e à Comunicação Não Violenta, no âmbito do Núcleo de Educação Positiva (NEP) do IFPB.


Prof. Rafael Xavier Leal (IFPB)

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2017. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos temas: cultura organizacional, comportamento do cidadão, comportamento do consumidor, mídia e cidadania, redes de cooperação, imagem corporativa, identidade organizacional. Graduação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2006). Já atuou como Diretor de Criação na Antares Comunicação, Diretor-Associado de Criação na Ação Marketing Promocional. No âmbito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, atua como: servidor técnico-administrativo, Coordenador-geral Adjunto da Rede E-tec Brasil, membro do Núcleo de Capacitação em Educação a Distância, responsável pelo Núcleo de Administração e Planejamento da Diretoria de Educação a Distância e atuou como professor formador de curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública EAD/UAB na disciplina: Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos. Tem experiência na área de Comunicação, Estratégia, Planejamento e Gestão.

 


Profª Renata Ferreira de Sousa (IFPB)

Possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora do ensino básico e técnico do Instituto Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa. Tem especialização em Psicologia Positiva e pesquisa temas relacionados à sua aplicação na educação.



Prof. Sérgio Araújo de Mendonça Filho (IFPB)

Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI - Universidade Estadual do Ceará - UECE - (2006) e especialista em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP - (2010). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM).

 



Profª Valéria  Matos Leitão de Medeiros (IFPB)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB - Linha de Pesquisa Politicas Educacionais (PPGE-2015). Mestre em Educação (PPGE-2010) Especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratória (UFPE-2008); Especialização em Treinamento Desportivo (UFPB-2001); Bacharelado em Fisioterapia (UNIPÊ- 2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIPÊ-1999). Atualmente, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba campus João Pessoa. Atua principalmente na saúde integral do individuo, na perspectiva da Educação e Cuidado de Si (EDUCARI) e Projeto de Vida Pessoal (PVP) como princípios norteadores dos Projetos Pedagógicos Singulares dos Educandos. Membro efetivo do Núcleo de Pesquisa de Educação Positiva (IFPB).


 

Palestras, Mesas Redondas e Experiências Exitosas



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Palestra: Institucionalização da EaD na Rede de Educação Profissional e Tecnológica

Profª Fabíola Nascimento dos Santos (IFPE)

Resumo: Na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, diversas ações têm sido realizadas por meio de grupos de trabalho internos ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ou em outros órgãos, como na Setec, Capes e Sesu, com representação do Conif. Tais GTs têm como objetivo elaborar definições unificadas que possam dar suporte à implantação da EaD nas instituições, preservadas suas especificidades, por meio de um trabalho em rede, de forma participativa e colaborativa. Entretanto, muitos dos seus resultados dos trabalhos dos GTs encontram-se distribuídos de forma difusa.

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Palestra: Planejamento na Educação (virtual): um olhar para além das ferramentas

Profª Mônica Maria Firmino Pereira Seixas (IFPB)

Resumo:  Buscará discutir  acerca do planejamento no ensino virtual bem como refletir sobre a importância de se considerar questões voltadas para a prática docente para além das ferramentas digitais.

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Palestra: Educação a Distância e Ferramentas Digitais: oportunidades e desafios

Profª Jamylle Ouverney King (IFPB) e Lidiane Gonçalves Barbosa Lima (IFPB

Resumo:  A EAD se apresenta como uma oportunidade de ensino para muitos estudantes no Brasil e no mundo. Por meio da EAD fronteiras se dissipam e o conhecimento chega de inúmeras maneiras: com momentos síncronos, assíncronos, encontros presenciais, etc. E nesse alcance da EAD um elemento se torna essencial na facilitação do conhecimento: a Ferramenta Digital (FD). Em tempos de modernização tecnológica e ampliação do acesso à internet as FDs se tornam elementos que fortificam, facilitam e até mesmo motivam os alunos. Mas qual o panorama atual da aplicação das FD na EAD? Apresentamos aqui um estudo de caso com a seleção de um curso EAD do IFPB, a fim de compartilhar alguns resultados iniciais da pesquisa. O objetivo é identificar FDs utilizadas no processo de formação de professores do curso de Letras que possam tornar as aulas mais atrativas, melhorando o engajamento, a produção de conhecimento dos discentes e incentivar a utilização de mecanismos que podem facilitar a vida de todos os agentes educacionais.

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Mesa Redonda: Educação, Ciência e Tecnologia: Salvando vidas, construindo o futuro

Membros: Prof Cláudio Furtado (Secretário de Educação e Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba), Med. Daniel Beltrammi (Médico Sanitarista, Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado da Paraíba) e Prof  Rafael Xavier Leal (Diretor substituto de Educação a Distância no IFPB);


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Mesa Redonda: Experiências e reflexões para a oferta de um curso em Educação a distância

Mediadora: Profª Josali do Amaral

Membros: Prof José Roberto Oliveira dos Santos (IFRN) e Profª Jailma Freire Marinho (IFPB)

Resumo: A diversidade de formatos e modelos de oferta de cursos em EaD, desencadeados na última década, nos apresenta desafios. Criar, formatar e desenvolver um curso na modalidade a distância, comprometido com a qualidade do ensino, exige que o planejamento leve em consideração desde os aspectos motivacionais, que induzem uma instituição a enveredar por esta modalidade, até aspectos teórico-metodológicos que orientem escolhas didáticas, o uso de recursos tecnológicos e a gestão do ensino.

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Experiência exitosa: Movimentos para uma (re)construção da prática docente em contextos virtuais

Expositora: Profª Gerthrudes Hellena Cavalcante de Araujo

Resumo: A docência online, apesar de não ser nova, ainda encontra um contexto de atuação no qual não há normalizações consolidadas que regulem e/ou norteiem o agir do professor, fato ainda mais evidenciado nos últimos meses devido a suspensão das aulas presenciais e adoção das aulas remotas. O movimento de ressignificação da prática docente e (re)normalizações do ensino presencial para agir no virtual, utilizando novas estratégias pedagógicas serão apresentadas neste encontro.

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Experiência exitosa: Poesia na sala de aula online

Expositora: Prof Sérgio Araújo de Mendonça Filho

Resumo:  Produção de um podcast com declamações poéticas dos alunos.

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Experiência exitosa: Experiências de Pesquisa no Ensino em Atividades Remotas

Expositora: Prof Lafayette Batista Melo

Resumo: Esta apresentação trata das possibilidades e limites em diferentes tipos de pesquisa – Computação, Educação e Linguística, especialmente nas linhas de Informática em Educação e Análise do Discurso – com o intuito de discutir orientações gerais para todas as áreas. Serão mostradas as apreensões para os trabalhos e as novas formas de se preparar para eles, incluindo as formas de organizar os encontros, apresentar resultados e construir diferentes estratégias de pesquisa, envolvendo orientações e publicações realizadas todas elas no período pandêmico. São discutidos os problemas para coleta de dados, a emergência de novas temáticas e o legado dessa experiência para o período pós-pandemia – com inspiração para novas práticas, não apenas nas atividades da pesquisa acadêmica, mas também no dia a dia do ensino, bem como na relação da ciência com o cotidiano

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Oficinas


Serão 6 (seis) opções de oficinas:


Educação socioemocional e o ensino remoto: as contribuições da ciência do bem-estar

Instrutoras: Profª Anna Libia Araujo Chaves (IFPB), Profª Ericka Anulina Cunha de Oliveira (IFPB), Profª Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão (IFPB), Profª Petra Júlia Santos (IFPB), Profª Renata Ferreira de Sousa (IFPB) e Profª Valéria  Matos Leitão de Medeiros (IFPB).

Resumo: Práticas no ensino remoto com abordagem fundamentada na ciência da Psicologia Positiva com foco em: Comunicação Não Violenta, teoria desenvolvida pelo psicólogo americano Marshell Rosenberg; na temática do Mindset, de Carol Dweck e na discussão acerca de projetos de vida. 


Ferramentas úteis para aulas e atividades não presenciais 

Instrutor: Prof. Rafael Xavier Leal

Resumo: Identificação de funcionalidades e usos de ferramentas de transmissão e edição de conteúdo audiovisual e de interação síncrona e assíncrona para atividades em grupo via web; uso de canvas virtual para orientação de trabalhos de conclusão de curso utilizando o Miro; visão geral dos principais ambientes virtuais de aprendizagem da atualidade.


Planejamento de webaulas

Instrutor: Prof. José Moacir Soares da Costa Filho

Resumo: Conceito de webaula. Importância de webaulas para práticas de ensino remoto e educação a distância. Interação virtual durante webaulas. Planejamento de webaulas: recursos didáticos, conteúdos e atividades.


Organização didática na sala de aula virtual

Instrutora: Profª Josali do Amaral

Resumo: Design instrucional; métrica do material didático; elementos de interação com os estudantes; ferramentas Google de Aprendizagem.



Estratégias para uso de ferramentas de Quiz

Instrutor: Prof. Lafayette Batista Melo

Resumo: Esta oficina contemplará o uso de ferramentas de Quiz em contexto presencial e especialmente remoto com vista à utilização no período pós-pandemia, empregando estratégias que nem sempre são orientadas nos sites das ferramentas. Desse modo, será discutido, na perspectiva do professor: quais ferramentas escolher para iniciar as atividades pedagógicas, como aproveitar trabalhos já desenvolvidos por outros professores, que tipos de pergunta utilizar (enquetes, testes de conhecimento, abertura às cegas, resumo de aulas ou para explicação de conteúdos), quais os modos de elaborar perguntas e como integrar os Quizzes com outras ferramentas e com os ambientes virtuais de aprendizagem. Também será feito um comparativo de algumas ferramentas – Kahoot!, Quizizz, Slido, Goconqr, Socrative, Wordwall, Mentimeter e Nearpod – no sentido de entender como o professor pode planejar a utilização, considerando características como usabilidade, gratuidade, disponibilidade de recursos, disponibilidade de tempo de uso, quantidade de materiais a serem construídos, número de participantes e possibilidades de integração com outros ambientes.


Ferramentas síncronas e assíncronas

Instrutor: Jônatas Costa Bezerra

Resumo: Não imaginávamos que ao final de 2021 estaríamos vivenciando o atual cenário da educação brasileira, contudo, conseguimos, “de maneira satisfatória”, prosseguir com o processo educacional, muito credita-se na experiência que se tinha do EAD. Esse momento também se mostrou importante para o avanço em discussões conceituais e pertinentes à didática no ensino remoto e consequentemente no EAD; nesse contexto, essa oficina vislumbra estabelecer pilares e apresentar ferramentas que possam auxiliar no EAD do ponto de vista da matética.