Você está aqui: Página Inicial > Ead > Assuntos > Programas e Projetos de Fomento > Turismo Nordeste: Novos Rumos

Turismo Nordeste: Novos Rumos

Considerando os reflexos causados pela pandemia de COVID-19 e os efeitos negativos vivenciados pelo setor de Turismo, o Ministério do Turismo (Mtur) elaborou um “Plano de Retomada da Atividade Turística”, no qual, a qualificação profissional consta como um dos principais eixos para a recuperação da atividade turística no Brasil.

Diante desse cenário, o MTur, com o intuito de preparar os Guias de Turismo Regionais, das 05  (cinco) macrorregiões do país, para receber esse novo perfil de turista, buscou parcerias com Instituições Federais de Ensino para ofertar cursos de especialização em atrativos culturais e naturais na modalidade de Ensino a distância e com a previsão de realização de visitas técnicas e/ou aulas práticas.

Assim surgiu, no âmbito do Instituto Federal da Paraíba, o projeto TURISMO NORDESTE: NOVOS RUMOS.

Iniciativa do Ministério do Turismo

Com o objetivo de ofertar Cursos de Especialização em Atrativos Turísticos Culturais e Naturais para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como "Guia Regional" dos estados da macrorregião Nordeste do Brasil, os cursos do projeto Turismo Nordeste: Novos Rumos são uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

O projeto será realizado com recursos do Ministério do Turismo e os guias não precisarão pagar qualquer valor para se inscrever no processo seletivo ou para participar dos cursos. Além disso, estão previstos recursos para auxiliar financeiramente os cursistas quanto à realização de visitas técnicas / atividades práticas.

Clique aqui para conhecer os termos da parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal da Paraíba.

Cadastur

Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Saiba mais clicando aqui.

Sobre os cursos

Serão ofertados dois cursos de Especialização Técnica, são estes:


Cada curso com carga horária de 200h, sendo 160h de teoria na modalidade de Ensino a Distância – EaD e 40h de aula prática, as aulas ocorrerão de forma síncrona e assíncrona. A realização de atividades síncronas, como vídeo conferências, dar-se-ão conforme o projeto pedagógico de curso, localização do professor formador e condições previstas em edital.

Ao final dos cursos, os cursistas aptos, serão certificados como de Especialista Técnico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – instituição pública entre as mais bem qualificadas na Educação a Distância (EaD) no Brasil –  nota 5, conceito máximo, em Educação a Distância de acordo com a última avaliação realizada pelo Ministério da Educação.