Você está aqui: Página Inicial > Ead > Assuntos > Capacitação

Capacitações online

O projeto consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Escolas de Governo. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

O Instituto Legislativo Brasileiro é um órgão do Senado Federal, fundado em 1997, com a missão de formar, treinar, capacitar recursos humanos e aperfeiçoar a formação dos profissionais do Legislativo.O ILB executa a política de capacitação do Senado Federal e o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo (Interlegis), também criado em 1997. Em 2013, o ILB ganhou o status de Escola de Governo do Senado Federal passando a integrar a rede de 20 escolas de governo do país e a ampliar sua atuação. O ILB oferece educação corporativa para os servidores da Casa com cursos de curta duração, presenciais e on-line, além de pós-graduação. Todos com certificado.  Os cursos on-line também são abertos e gratuitos para cidadãos de todo país e se referem a várias áreas do conhecimento, como Ciência Política, Direito, Administração Pública, Gestão de Pessoas, Comunicação, e Economia.

Educação Continuada por meio de Cursos Massivos Abertos Online em diversas áreas. São cursos realizados "Sem Tutoria" e o participante possui entre 30 a 60 dias (dependendo do curso) para finalizá-los.

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC) é a escola de governo do Tribunal de Contas da União (TCU).  O propósito do Instituto é desenvolver pessoas para a construção de uma sociedade cidadã. Para isso, promove a capacitação de profissionais do TCU, servidores públicos de outras instituições e cidadãos. Também atua no apoio ao desenvolvimento de pesquisas, ferramentas e metodologias que auxiliem no aprimoramento do controle externo e da Administração Pública, em consonância com a missão institucional do TCU.

O Lúmina é uma plataforma da UFRGS de cursos online abertos e de acesso gratuito para qualquer pessoa, com conteúdos desenvolvidos por professores universitários, estudantes e técnicos. Além de enriquecer seus conhecimentos, você tem flexibilidade para estudar onde e quando quiser. 

Os cursos online abertos do IFRS são totalmente gratuitos. Esses cursos são totalmente online (não há aulas presenciais) com disponibilização de um certificado reconhecido pelo próprio IFRS. Uma grande vantagem é que não há limite de cursos, o discente pode fazer quantos desejar.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. O CNJ desenvolve e coordena vários programas de âmbito nacional que priorizam áreas como Gestão Institucional, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Tecnologia. Entre eles estão: Metas do Judiciário, Lei Maria da Penha, Conciliação e Mediação, Justiça Aberta, Justiça em Números, Audiências de Custódia, Processo Judicial eletrônico.

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados oferece concentra em suas atividades, além dos cursos de capacitação para os servidores, ações e produtos dirigidos a diversos segmentos da sociedade, visando à formação para a democracia e à disseminação do saber legislativo.

A Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem on-line e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para pessoas com acesso a Internet no Brasil e no mundo. É uma iniciativa da Reitoria da Unesp (no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão), juntamente com o IEP - Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas, que passa a disponibilizar gratuitamente os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para os cursos da Universidade. São cursos livres e sem assessoria pedagógica (tutoria).

Os cursos da UNA-SUS são totalmente gratuitos, ofertados à distância e possuem enfoque prático, baseado na rotina dos profissionais de saúde e em suas reais necessidades. Com a UNA-SUS, os profissionais da saúde podem ser certificados em diversos níveis e modalidades. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais, que abordam os mais diversos temas na área da saúde, desde assuntos específicos como diagnóstico e tratamento de doenças, além de temáticas mais abrangentes como gestão e políticas públicas em saúde. Os cursos podem ser desenvolvidos tanto pelas Instituições de Ensino Superior que compõem a Rede UNA-SUS, quanto pela Secretaria Executiva.

O Portal de Cursos Abertos - PoCA é uma plataforma de cursos a distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, cujas atividades fazem parte do programa de extensão do mesmo nome, da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar), registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. Os cursos disponibilizados no PoCA oferecem uma oportunidade de formação e atualização em diferentes áreas do conhecimento, além daquelas voltadas precipuamente para a promoção de inovações nos processos de ensino e aprendizagem. 

A Plataforma Eskada é uma de várias frentes de trabalho do UemaNet para disseminar o Ensino à Distância no Brasil e no mundo. Além desta plataforma de Cursos Abertos, temos Ambientes Virtuais de Aprendizado com as tecnologias mais atuais no mercado para possibilitar e facilitar o ensino técnico, superior, de especialização e ensino de línguas.

O Centro Paula Souza disponibiliza cursos on-line a distância, livres e gratuitos, com duração média de 30 horas. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, basta se cadastrar. Os cursos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. A plataforma funciona via browser em computador conectado à internet. Há duas opções de aprendizagem: com certificação ou sem emissão de certificado. Confira os cursos oferecidos:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio desta plataforma de aprendizagem desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de TI da Reitoria e Campus Porto Velho Zona Norte, visa proporcionar à comunidade do IFRO a criação de espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir o conhecimento a partir destas conexões. É uma plataforma de aprendizagem em rede com espaços de aprendizagem. O acesso é aberto (gratuito, sem processo de seleção e sem pré-requisitos para participação) e massivo (sem limites de participantes). O participante pode assistir os vídeos, acessar materiais complementares, fazer anotações em um caderno virtual e colaborar interagindo com os demais participantes através dos fóruns. O mediador pode acompanhar os avanços dos participantes e gerenciar o espaço de aprendizagem.

A Escola do Trabalhador é um programa criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília. Hoje, sob responsabilidade do Ministério da Economia, a Escola do Trabalhador disponibiliza um portal para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Atualmente, a plataforma, que também conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, disponibiliza mais de 30 cursos a distância, divididos em 12 eixos temáticos. Os cursos são online, gratuitos e sem requisitos de escolaridade.

O Brasil mais TI é um projeto inovador e dinâmico de educação a distância que atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades. Oferece mais de 35 diferentes cursos (1.500 horas/aula) de introdução à Tecnologia da Informação, programação, desenvolvimento de competências, conteúdos gamificados. Cada curso tem duração média de 20 horas. Com público-alvo de jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, e também os que ainda não sabem que carreira seguir. 

O portal e-Aulas USP é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. Por meio desse serviço a USP busca ampliar a disseminação pública do conhecimento incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.