Você está aqui: Página Inicial > Ead > Assuntos > Bibliotecas

Bibliotecas

O Sistema Gerencial de Biblioteca do Instituto Federal da Paraíba tem por objetivo o controle e a organização de todo o acervo das bibliotecas de forma integrada e funcional. Nosso sistema registra a entrada e a saída de acervos, emite relatórios gerenciais de controle e facilita a administração bibliotecária, tornando-a mais ágil e eficaz.

O Repositório Digital do Instituto Federal da Paraíba é uma base de dados on-line que reúne a produção científica, cultural e tecnológica do IFPB. Esse repositório armazena arquivos de diversos formatos resultando em uma série de benefícios para os pesquisadores e para instituição proporcionando maior visibilidade dos resultados de pesquisas e preservação da memória científica institucional.

O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdos em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. O IFPB integra a rede de instituições participantes do  Portal de Periódicos da CAPES.

O ProEdu é o repositório de objetos educacionais da Rede Profissional e Tecnológica (Rede e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. O eduCAPES Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

Biblioteca Digital Mundial em português é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. James H. Billington bibliotecário do Congresso dos EUA sugeriu em 2005 a criação da Biblioteca Digital Mundial para a UNESCO. Com o intuito de tornar mais acessíveis coleções que falem e promovam a cultura, destacando as conquistas de todo o mundo. 

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. 

Instalada no primeiro andar do prédio da Administração Central da UEPB, em Campina Grande, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida se apresenta aos estudiosos como uma singular opção para aqueles que desejam desenvolver pesquisas acadêmicas. Inicialmente, a coleção era constituída apenas pelo acervo do professor Átila Almeida, predominantemente composta por livros, cordéis, periódicos e jornais. Posteriormente, foram incorporados novos acervos de influentes personalidades, tais como: Raymundo Asfora, Gilmar de Carvalho, Manoel Monteiro e Severino Bezerra de Carvalho.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família Mindlin à USP em um gesto de extrema generosidade para com a nação. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida por Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares.

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. 

A Revista Principia é editada sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação do IFPB e tem por objetivo publicar trabalhos originais e inéditos da produção científica nacional e internacional nas diversas áreas do conhecimento servindo também como um ambiente que propicie troca de experiências e ideias entre pesquisadores nacionais e estrangeiros. A Principia tem periodicidade trimestral, com um volume por ano e quatro números, podendo servir como veículo de divulgação de trabalhos selecionados por meio de edições especiais.

A Biblioteca Digital da Administração Pública, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), é um espaço para o compartilhamento de conteúdo relevante sobre gestão pública, economia no setor público e políticas públicas.
Sem necessidade de qualquer cadastro é possível fazer download, compartilhar ou utilizar para fins educacionais, qualquer material depositado.

Através da Biblioteca, o INPI disponibiliza e orienta os usuários na consulta pública às bases de dados eletrônicas de literatura científica e tecnológica assinadas pelo INPI, bem como outras bases de dados gratuitas de patentes, marcas e desenhos industriais. A Biblioteca atua como unidade de informação dos Programas de Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação, registrando e disseminando a produção científica dos referidos programas, bem como atendendo a outras unidades de informação no país e no exterior, em conformidade com as normativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), tendo o seu registro de funcionamento (611) junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia - 7ª Região.

A Biblioteca Nacional Digital materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.

O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde.
É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde.

Espaço para o professor acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso. Poderão se inscrever apenas pessoas ligadas às instituições de ensino públicas e privadas. As demais poderão navegar livremente, pois todas as informações são de acesso público.

A grande variedade de opções de pesquisa oferecida pelo Britannica Escola facilita o aprendizado sobre pessoas e assuntos fascinantes, tanto do presente quanto do passado. Selecione uma categoria (Busca A-Z, Biografias, Pesquisa por tema, Reino Animal ou Videoteca) e explore os tópicos que mais lhe interessam.

O espaço TATU tem como objetivo inventariar fontes de pesquisa relacionadas à história da educação, compondo um acervo digital acessível para outros pesquisadores. Além disso, imagina-se auxiliar na preservação e divulgação destes materiais.

A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge em outubro de 2015 a proposta de reunir e disponibilizar, em um único lugar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil. Com o objetivo de melhorar a experiência de busca desses Recursos, a Plataforma foi desenvolvida numa parceria coletiva entre: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professoras(es) da Educação Básica de todo o Brasil. Assim, a Plataforma MEC pretende se tornar uma referência em Recursos Educacionais Digitais, como um ambiente de busca, interação e colaboração entre professoras(es)!

O Repositório SaberCom promove o livre acesso aos objetos digitais de aprendizagem criados para os cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e extensão oferecidos na modalidade de Ensino à Distância pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A missão do SaberCom é democratizar o acesso a estes objetos digitais e fomentar o uso, reuso e a criação de novos materiais educacionais digitais voltados ao aprimoramento do ensino e da pesquisa. Através deste espaço, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG estimula o compartilhamento de saberes entre instituições de ensino e pesquisa, além de incentivar a cooperação criativa e intelectual entre professores, alunos e pesquisadores.

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. 

Inclui recursos educacionais produzidos na UFRGS e/ou por autores da UFRGS, todos com link para demonstração e exploração. Alguns estão disponíveis para download.

Comunidade criada para abrigar a as coleções de Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA) produzidos na Universidade Federal do Paraná.

Inclui recursos educacionais produzidos na UNESP e/ou por autores da UNESP, todos com link para demonstração e exploração. Alguns estão disponíveis para download.

Coleta, preserva e divulga a produção acadêmica digital em todas as áreas do conhecimento.
São os ativos do repositório, além de teses e dissertações da UFRJ, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores, funcionários administrativos e alunos de mestrado e doutorado.

Nesse arquivo público, você encontrará revistas, jornais, periódicos e e-books sobre a História do Estado de São Paulo. O acervo é uma excelente opção para leitores que buscam referências sobre educação e contextos históricos locais.

O acervo dessa biblioteca de música conta com obras raras criadas a partir do século XVI por grandes compositores brasileiros, além de partituras, manuscritos e periódicos. Todos disponíveis para download gratuito.

A Revista Gestão e Organizações é um periódico online generalista gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destaca-se: estratégia organizacional; ensino, pesquisa e produção acadêmica em gestão; empreendedorismo; governança; gestão pública; gestão ambiental; economia solidária; marketing; tecnologia da informação; sistemas de informação; qualidade e produtividade; administração da produção; logística; finanças e contabilidade; qualidade e produtividade; recursos humano; direitos humanos e gestão tecnológica.

Revista Práxis: saberes da extensão é uma publicação quadrimestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de ações extensionistas, que possam contribuir para o desenvolvimento das ciências. Sua missão é socializar processos e produtos acadêmicos gerados a partir de conhecimentos empíricos que perdem sua originalidade para adotar a construção de novos conhecimentos através das atividades científicas, experimentais e relacionais. Esses processos e produtos satisfazem as necessidades de investigações teóricas, de comprovação de hipóteses científicas, além, de buscar soluções práticas para os problemas de natureza social, ambiental, tecnológica etc., inerentes à vida em sociedade. Entendemos que esses processos criativos de ação-reflexão-realização dão origem a uma práxis científica.

A Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho - REBRAST, pertencente ao Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus Patos, tem como objetivo ser um meio de divulgação e disseminação do conhecimento, através trabalhos científicos originais (inédito e inovador), ampliando e promovendo o debate, tendo como temas as grandes áreas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que tenham relevância técnico/científica. Além de artigos, destina-se também à submissão de contribuições nas modalidades de estudos de caso, revisão, comunicação, resenha e carta sendo direcionada à comunidade científica: professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem na área de SST.

A Revista de Agroecologia no Semiárido destina-se à publicação de temas sobre Ciências agrárias dentro das seguintes áreas temáticas: agroecologia vegetal, agroecologia animal, veterinária, tecnologia em alimentos, educação, meio ambiente, agronomia, zootecnia, ciências biológicas, química, mudanças climáticas, educação no campo, políticas públicas, extensão rural, forragicultura, urbanização e fitopatologia, entomologia, solos e áreas correlatas em português e inglês.

O portal e-Aulas USP é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. Por meio desse serviço a USP busca ampliar a disseminação pública do conhecimento incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas.

O Acervo Digital da UNESP captura, distribui e preserva materiais digitais. Aqui você poderá encontrar artigos, teses, pré-impressões, relatórios técnicos e outros conjuntos de dados em vários formatos.
O Acervo Digital é organizado em torno de quatro Comunidades que representam o tipo de documentação ou material arquivado. Dentro dessas quatro sub-comunidades podem existir inúmeras sub-comunidades e coleções. Cada coleção pode guardar inúmeros materiais.

O Repositório Digital Huet reúne acervo da várias produções científicas em vários formatos como textos, vídeos, imagens e outros formatos com o objetivo de ser bem acessível. O repositório foi elaborado pelo Instituto de Educação de Surdos (INES) com o objetivo de maior divulgação e utilização de produções científicas. O site é alimentado tanto pela instituição quando por outros usuários do site, pois os mesmos podem enviar os materiais, estes serão avaliados e podendo fazer parte do acervo.

Uma biblioteca gratuita agroecológica, alimentar e ambiental. Repassem a interessados, vamos propagar o conhecimento.
Muitos títulos legais e fundamentais para fortalecimento de uma Nova Cultura Planetária! A humanidade precisa se reinventar e diminuir radicalmente seus impacto negativos ao Meio.

A Biblioteca do Senado Federal foi criada em 18 de maio de 1826. À época, o Senado Federal chamava-se "Câmara dos Senadores do Império do Brasil" e a biblioteca, "Livraria do Senado". Em 12 de março de 1997, foi lançada a página da Biblioteca na Internet, disponibilizando o seu catálogo geral, incluindo livros, revistas, artigos de jornais e obras raras. Em dezembro de 2000 foi instalado novo sistema de gerenciamento de bibliotecas, adotando o formato de intercâmbio bibliográfico MARC. A rede Sabi recebeu, então, nova denominação: Rede Virtual de Bibliotecas – RVBI, gerenciada pela Biblioteca do Senado. Em 2006, foi criada a Biblioteca Digital do Senado Federal - BDSF, com a função de armazenar, preservar, divulgar e possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo

A Biblioteca Virtual disponibiliza, em formato digital, as primeiras coleções do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Também fazem parte deste conjunto a coleção de publicações da Agência Nacional de Mineração - ANM (antigo Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM), os anais de eventos e diversos outros documentos produzidos em parceria com a CPRM.
O sistema contempla, dessa forma, um expressivo volume de documentação técnica e fotocartográfica, digitalizada e integrada em uma tecnologia de busca, a qual permite consultas gerais ou específicas em cada acervo.
É fornecido acesso integral ao expressivo depositório de conhecimento geológico e hidrológico básico, contemplando importantes coletâneas de diferentes instituições, assim como todos os relatórios técnicos de projetos executados pela CPRM nas décadas de 70, 80 e 90.
O acesso compartilhado com todos os acervos da Rede Ametista permite ampliar e otimizar a coleção especializada de documentação técnica e fotocartográfica, disponível na versão impressa e digital.