Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 03 > Dia da Família na Escola

Dia da Família na Escola

Evento reuniu alunos e responsáveis com a equipe técnica e docente no campus Catolé do Rocha - PB

por publicado: 07/03/2023 14h57 última modificação: 10/03/2023 14h25

Na manhã do sábado 21/01/2023, o campus do IFPB em Catolé do Rocha - PB escreveu um bonito capítulo da sua história. Foram recebidas as famílias dos estudantes do campus, que puderam conhecer melhor o espaço onde alunas e alunos passam a maior parte do ano e tiveram oportunidade de criar memórias afetivas com a instituição. O evento contou com diversas atividades lúdicas e educativas, promovendo interação e integração entre os membros da comunidade escolar e voluntários convidados.

A Banda Fanfarra Nilo Peçanha, formada por estudantes do IFPB campus Catolé do Rocha e regida pelo maestro Edclaudio Martins (voluntário), abriu a manhã com uma bela apresentação. Em seguida, as famílias se distribuíram entre as diversas atividades dirigidas por servidores do IFPB e trabalhadores voluntários que aceitaram o convite para integrar a equipe do evento.

Os pais e responsáveis puderam ouvir e partilhar experiências sobre a comunicação no ambiente familiar durante a oficina Papo Reto, conduzida por Eliane Lucas e Erica Cardoso, a psicóloga e a psicopedagoga do campus respectivamente. Aconteceu também uma demonstração do trabalho de robótica desenvolvido por alunos do IFPB campus Catolé do Rocha com orientação do professor de informática, Alexsandro Trindade.

O voluntário convidado Amauri Flor comandou uma oficina sobre roupas, enquanto Reginaldo Pedro de Lima, também voluntário convidado, esteve à frente da oficina com EVA, contando com a ajuda da pedagoga do campus, Cléia Cavalcanti. Além dessas atividades, cerca de 36 pessoas, entre discentes e mães, participaram de uma oficina culinária comandada pela servidora Cleide Alves. A professora Rosivânia Silva trouxe o convidado voluntário Antônio Marcos Aquino para oferecer serviços de SPA aos familiares dos estudantes, e a professora de educação física Jéssica Serrano realizou atividades recreativas com as crianças das famílias. Sob a direção do professor Jaime Nascimento, os concluintes de 2022 (dos terceiros e quartos anos) tiveram um momento dedicado exclusivamente a eles para recordarem os momentos especiais de sua trajetória no IFPB.

Diversos alunos realizaram o plantio de mudas no canteiro do bloco acadêmico sob a supervisão da professora de biologia do campus, Lahyana Freitas. O objetivo da atividade foi trazer mais cor e vida para os recantos do prédio, além de aprender sobre uma diversidade de plantas típicas da região. Com o mesmo intuito de colorir o prédio, os discentes também participaram da pintura de um mural com o artista Renato Ramilis, além de uma oficina para produção de móveis que agora vão compor uma área de convivência nos corredores, sob a supervisão da professora Luiza Lima e de Mayana Carvalho, servidora da área técnica. A bibliotecária Suellen Ribeiro organizou uma feira de livros, em que discentes e servidores puderam trocar livros e renovar suas leituras.

Para encerrar a manhã, o Grupo Lapela apresentou o espetáculo teatral Rebrotando Margaridas, com autoria e direção do professor de Artes do IFPB campus Catolé do Rocha, Sinésio Bina. Em seguida, houve um sarau, no qual professores, servidores e alunos puderam celebrar a arte, a música, a cultura e a literatura com apresentações de poemas e canções. A organização do evento ofereceu uma farta mesa de café-da-manhã no encerramento do evento, que chegou ao fim sob uma atmosfera de confraternização e pertencimento ao local, não apenas dos alunos, mas também de suas famílias.

Houve uma ação beneficente em prol de comunidades carentes do entorno de Catolé do Rocha: a servidora Nádia Lauane organizou um bazar com peças de vestuário, calçados e acessórios doados pela comunidade escolar, a fim de levantar recursos para a aquisição de cestas básicas a serem destinadas à comunidade quilombola de Lagoa Rasa. Arrecadou-se quantia suficiente para comprar 4 cestas cuja entrega foi realizada ao líder da comunidade. Foram doadas também as peças que não chegaram a ser vendidas no bazar.

A equipe organizadora do evento, junto aos discentes e demais servidores do IFPB campus Catolé do Rocha agradece às famílias por terem aceitado o convite e contribuído para a escrita de mais uma memorável página na história do campus.