Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 01 > Foco em Aprender: Coordenação Pedagógica realizou oficinas sobre estratégias de estudo

por publicado: 06/01/2023 16h27 última modificação: 06/01/2023 16h27

A Coordenação Pedagógica do Campus Catolé do Rocha vem realizando desde abril de 2022 oficinas sobre métodos e estratégias de estudo nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática e Edificações. As oficinas foram planejadas e desenvolvidas no âmbito do Projeto Foco em Aprender, cujos objetivos são auxiliar os alunos a organizarem a rotina de estudos de maneira eficiente e equilibrada e apresentar estratégias de estudo.

A proposta consistiu em realizar dois encontros em cada turma. O primeiro abordou o espaço destinado aos estudos, planejamento, motivação e disciplina, enquanto o segundo foi voltado para a prática orientada de métodos de estudo, principalmente o mapa mental. Ao final, para promover a integração da turma e gerar motivação, foram sorteados kits de material escolar em uma dinâmica que envolveu todos os estudantes.

Ao longo do ano de 2022, 80% das turmas foram atendidas. Dentre elas, o 1º ano matutino do Curso Técnico Integrado em Edificações, cuja estudante Fabíola Ferreira declarou: “foi muito bom, a turma gostou bastante da proposta e as dicas foram muito úteis para a gente”.

A estudante Ila Gabriele, do 1º ano matutino do Curso Técnico Integrado em Informática, acrescentou: “achei bem legal, normalmente não penso muito sobre os métodos de estudo e como o ambiente interfere, então foram dicas muito boas, especialmente a técnica pomodoro”.

O Projeto Foco em Aprender terá seguimento em 2023 para continuar orientando os alunos a estudar ativamente, com organização e boa gestão do tempo e, desse modo, apoiá-los na aprendizagem das disciplinas do ensino médio e das áreas técnicas, bem como na realização do ENEM, de vestibulares e de outros exames.