Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2022 > 12 > IFPB - Catolé do Rocha realiza 7º Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura nesse mês de dezembro.

por publicado: 23/12/2022 15h51 última modificação: 23/12/2022 15h51

De 05 e 08 de dezembro ocorreu a 7ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFPB – Campus Catolé do Rocha. A SECITEC é um evento acadêmico, que ocorre anualmente e que tem a participação de alunos, ex-alunos e servidores do IFPB-CR, além de parceiros externos, como a UEPB-Campus IV, e que busca promover discussões e atividades que envolverem pesquisa, cultura, inclusão, inovação.

O evento teve início na manhã do dia 05/12, no auditório da UEPB-Campus IV, com apresentações artísticas da poetisa e ex aluna Alyce Rayane, e do professor de música Tâmisson Thauan. Em seguida, aconteceu um painel temático com o tema “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, tendo como participantes os professores Thiago dos Anjos (IFPB-CR), Victor de Oliveira (IFPB-CR) e Rackynelly Alves (IFPB-Sousa). A abertura ainda contou com a participação do diretor da UEPB/Campus IV – Edvan Nunes, o diretor geral do campus – Francisco João de Deus de Carvalho, e a Secretária de Educação de Catolé do Rocha - Maria Antônia Neta.

Durante as manhãs dos dias 06 e 07 de dezembro ocorreram minicursos e oficinas, no campus do IFPB-CR, tendo a participação de parceiros externos, servidores, alunos e ex-alunos. Ao todo foram 19 minicursos, sendo alguns deles: Introdução a CorelDraw, Introdução ao Deep Learning, Educação Financeira, Libras, Passeio histórico pela cidade de Catolé do Rocha, Identificação de animais peçonhentos e Vivência de Acessibilidade.

No dia 07/12, à tarde, ocorreu a 7ª Mostra de Trabalhos Científicos, com apresentações de trabalhos de alunos do IFPB-CR, orientados por professores do campus e avaliados por professores externos, servidores do campus e ex-alunos, que estão cursando ensino superior. Os trabalhos foram divididos por áreas, sendo estas, Educação e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Gestão e Empreendedorismo e Construção civil e suas tecnologias.

Nessa mesma tarde, ocorreu a 2ª Mostra Artístico Cultural, com a apresentação da discente Riwanny Ketylen Maia De Oliveira, na área de artes integradas, e duas exposições na área de artes visuais, da discente Letícia Vieira.

Integrado ao evento, também ocorreu o V Festhispano (Festival da Diversidade Hispânica). Nesse ano, foram discutidos relevantes aspectos de tradição histórica e ancestral de povos originários para a cultura mexicana, buscando desestigmatizar preconceitos e estereótipos em relação a festividade de Día de Muertos, que é considerada patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO desde 2008. Além de trazer uma bela exposição sobre a vida e trajetória da pintora Frida Khalo, intitulada Viva a la vida, que apresentou fotos e registros plásticos, inclusive de auto retratos da sua importante contribuição na pintura, e de sobremaneira na reivindicação dos direitos e dos espaços conquistados pelas mulheres. A programação contou também com minicurso temático, Oficina de Confecção de tiaras de flores e pintura de caveira mexicana, Cine Palomita e o Sarau Puesta del Sol que teve apresentação de alunos e professores, que encerrou o festival com o baile a fantasia de Día de Muertos.

Durante o dia 08/12, ocorreu a 1º GincaTec, na qual os discentes participaram de competições em diversas atividades, como barra bandeira, baleado, caça ao tesouro, pula corda, xadrez, bocha e tênis de mesa. Nesse dia, as turmas se reuniram em busca de um objetivo maior, que era vencer no maior número de modalidade, havendo uma grande integração entre os alunos.

Nesse dia também ocorreu a 3ª Competição de Robótica do IFPB - Catolé do Rocha, desenvolvida como parte do projeto de extensão Robótica na Escola. A competição contou com quatro equipes do IFPB – CR e uma equipe do Sesi – Sousa (PB). Os alunos tiveram que desenvolver um robô capaz de percorrer e encontrar a saída de um labirinto. Ao final da competição, a equipe Denver sagrou-se campeã, a equipe Tókyo ficou em segundo lugar e as equipes Rio e Marselha ficaram empatadas no terceiro lugar.

O evento foi encerrado no final da tarde da quinta-feira (08/12), havendo menção honrosa para alunos que tiveram bom desempenho em Olimpíadas de conhecimento e competições externas, além da entrega de medalhas para aqueles que venceram as atividades da GincaTec e para os trabalhos premiados nas Mostras Científica e Artística.

Segundo o aluno Gerson Vieira, representante dos discentes, ”foi incrível participar de mais uma SECITEC do Campus. Vejo como uma série de atividades que saem um pouco da rotina de sala de aula e nos leva para momentos mais dinâmicos”.

Segundo a presidente da comissão organizadora do evento, a professora Tainá Souza Silva, “foi um grande desafio organizar um evento presencial para tantos alunos, mas foi uma grande satisfação participar desse momento de integração, após uma pandemia. O evento foi um sucesso graças a dedicação da comissão organizadora e a colaboração dos servidores, profissionais terceirizados e alunos”.

Clique aqui e acesse o site do evento com todas as informações referente ao evento realizado.

Clique aqui e acesse a classificação dos trabalhos apresentados na 7ª Mostra de Trabalhos Científicos.