Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2021 > 06 > Estudantes do Campus Catolé do Rocha do IFPB vêm se destacando em Olimpíadas Estaduais e Nacionais

Noticia

Estudantes do Campus Catolé do Rocha do IFPB vêm se destacando em Olimpíadas Estaduais e Nacionais

Nas olimpíadas nacionais de Química e de História do Brasil o desempenho foi excelente
por publicado: 30/06/2021 17h06 última modificação: 23/07/2021 13h55

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba – Campus Catolé do Rocha (IFPB – CR) vêm se destacando em Olimpíadas Estaduais e Nacionais, em 2021. 

Na Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) três alunos do IFPB – CR foram premiados com medalha de prata, sendo 2 do primeiro ano (Francisca Raquel Jales Dantas e João Heitor Jácome de Almeida) e 1 do terceiro ano (Carmem Daniela Pereira Silva). 

A OPBQ destina-se a alunos regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares da Paraíba, e tem como um dos principais objetivos incentivar o estudo da Química e reconhecer a importância dessa ciência. Esse ano, as provas ocorreram em formato digital, no mês de março. 

Além das medalhas recebidas, a estudante Carmem Daniela Pereira foi classificada para a fase III da Olimpíada Brasileira de Química e para a Olimpíada Norte Nordeste de Química, que ocorrerão em setembro e outubro, respectivamente. Veja abaixo o depoimento da aluna, abaixo.

 “Sempre me interessei muito por química, e as aulas da professora Tainá despertaram ainda mais curiosidade em relação aos conteúdos, por isso quando vi o anúncio da Olimpíada fiquei muito empolgada! Então rapidamente fiz minha inscrição e chamei também alguns colegas a participarem.            Nesse tempo de pandemia, essa foi mais uma grande oportunidade de “não ficar parada”, como já estou perto de concluir, a olimpíada serviu como um exercício, onde pude relembrar assuntos importantes, testar meus conhecimentos e coloca-los em prática, por isso fiquei muito entusiasmada em participar! De início fiz sem nenhuma pretensão, gostei muito da prova e fiquei muito contente com o resultado, que acabou sendo uma surpresa maravilhosa! E eu sou muito grata por ter tido a oportunidade de representar nosso campus, e muito grata por cada aprendizado oferecido, que me estimulou a criar esse carinho especial por essa disciplina. E espero a cada dia estar me aprofundando nela e estar tendo outras oportunidades como essa”.

Na Olimpíada Nacional em História do Brasil/ONHB – projeto de extensão da Unicamp que se realiza desde 2009 e que está em sua 13ª edição em 2021 - o campus Catolé do Rocha participou com dez equipes. No mês de abril, foi realizado um curso preparatório para as equipes, via Google Meet, juntamente com os campis do IFPB de Monteiro e Picuí. Três equipes foram semifinalistas e uma equipe foi classificada para a grande final, que acontecerá em agosto. A equipe finalista, equipe Olympe de Gouges - nome que faz alusão a uma revolucionária francesa do século XVIII que escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã – é composta pelos estudantes Francisca Raquel Jales e Heitor Jacomé de Almeida, ambos estudantes do 2 ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, e por Letícia Vieira Gonçalves, aluna do 3 ano do referido curso. A equipe destacou a importância de participar da ONHB: “trouxe uma experiência incrível, tanto em nível de debates coletivos, ganho de conhecimento e aprimoramento de informações sobre a história do nosso país. Nela, foi possível melhorar cada vez mais diferentes modos de pesquisa e busca por fontes, em livros, na internet e outros documentos oferecidos. Vale também ressaltar a interdisciplinaridade, trazendo por exemplo, disciplinas como geografia, literatura, arqueologia, urbanismo e atualidades.” 

A professora de História do campus Catolé, Luciana Geroleti, orientadora das equipes, destaca a importância do trabalho em conjunto com outros campus do IFPB para a preparação e motivação dos alunos na ONHB desse ano: “no ano passado, o professor de História Glayds Veiga, do campus Campina Grande, conversou com os alunos do campus Catolé e os estimulou a participar. Nesse ano, o trabalho de preparação das equipes, feito em conjunto com os profs José Maxsuel Lourenço (campus Monteiro) e Leonardo Querino Barboza (campus Picuí), foi um diferencial para o desempenho das equipes.”