Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2020 > 04 > INFORMAÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE AOS ESTUDANTES

INFORMAÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE AOS ESTUDANTES

por publicado: 07/04/2020 15h51 última modificação: 07/04/2020 15h51

A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade do distanciamento social como forma de prevenir uma taxa de crescimento no número de infectados que exceda a atual capacidade de gerenciamento do sistema de saúde, o que resultaria no colapso deste. A possibilidade de atendimento psicológico por TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2018, mediante cadastro. Todavia, reconhecendo as especificidades da demanda atual, o CFP recomendou prioritariamente o atendimento online e sem necessidade de aguardar a aprovação do cadastro. Mediante o entendimento de que o momento vivido atualmente é um terreno fértil para o surgimento de várias problemáticas concernentes à atuação do psicólogo em vários contextos, psicólogos do IFPB se disponibilizaram para atender os estudantes da instituição por TICs, isto é, na modalidade online. É uma forma de garantir os atendimentos que já vinham sendo realizados presencialmente nos campi, bem como de colaborar com o atendimento de alunos que estejam em situação de sofrimento em decorrência do atual cenário.

Para ter acesso ao serviço, é necessário ser estudante regularmente matriculado em quaisquer dos campi do IFPB e preencher adequadamente o formulário de solicitação de atendimento disponível no endereço https://forms.gle/wKvt2D8kprek9PJn9. Os atendimentos serão agendados apenas às segundas-feiras (das 09:00 às 17:00), mediante preenchimento do referido formulário, que estará acessível apenas neste dia durante a semana. Após a solicitação, o aluno será contatado pelo psicólogo responsável pelo atendimento, que irá combinar com o aluno o dia e o horário para atendimento naquela mesma semana.

A previsão de atendimentos por semana é de 28, em termos quantitativos. Caso o número de interessados ultrapasse o volume de atendimentos ofertados semanalmente, será necessário aguardar um novo agendamento na semana posterior. As vagas serão preenchidas obedecendo a ordem de envio do formulário e os alunos serão avisados por e-mail sobre o atendimento ou a necessidade de agendamento na semana seguinte. Ressalta-se que a delimitação do total de atendimentos semanais se faz necessária devido ao número reduzido de profissionais da área em relação ao total de campi da instituição, o que impossibilita um atendimento de qualidade a um número maior de estudantes.

É importante mencionar também que a proposta de atendimento não é de caráter psicoterápico, isto é, de um tratamento de longo prazo com sessões semanais, e sim de escuta e orientação psicológica, que tem foco mais imediato, sem perspectiva de acompanhamento semanal. O atendimento online durará enquanto durar a recomendação de distanciamento social das autoridades competentes.

Os atendimentos psicológicos por TICs começam nesta quarta-feira e, excepcionalmente esta semana, o agendamento será feito na terça-feira, dia 06. Durante as próximas semanas, o agendamento será sempre às segundas-feiras.