Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2017 > 12 > II Encontro Profetas da Chuva da Paraíba

Noticia

II Encontro Profetas da Chuva da Paraíba

Tradição, memória, resgate e valorização da Cultura Popular através dos “Profetas da Chuva”
por publicado: 15/12/2017 12h55 última modificação: 15/12/2017 13h01
Exibir carrossel de imagens Créditos da Imagem: Aurílio Santos - Jornalista e Fotografo.

Créditos da Imagem: Aurílio Santos - Jornalista e Fotografo.

Na manhã desta quinta-feira, 14 de dezembro, o Campus Catolé do Rocha em parceria com a UEPB e o SINPRAC-PB realizaram o II Encontro “Profetas da Chuva da Paraíba”. O evento busca resgatar a cultura popular, típica do sertanejo, baseada no conhecimento particular a respeito da manifestação da natureza sobre os sinais de chuva e da seca.

Nas palavras do professor Caetano José de Lima, Diretor do IFPB Campus Catolé do Rocha, “o encontro é o compromisso do IFPB e parceiros em resgatar essa cultura bem nordestina,bem sertaneja e tornar esses homens e mulheres protagonista na história. No próximo ano pretendemos continuar o evento e avaliar as previsões feitas hoje. Pretendemos, também, ampliar, incluindo aboiadores, cordelistas e violeiros, ou seja, fazendo um grande evento com a cara nordestina”.

O evento reuniu “profetas” de Catolé do Rocha e das cidades circunvizinhas Riacho dos Cavalos, Jericó, Belém do Brejo do Cruz, Brejo Cruz, Brejo Santo, além de agricultores,P jornalistas, representantes de sindicatos rurais e comunidades quilombolas, e diversas pessoas que se familiarizam com a temática em questão.

Durante toda a manhã, com base em saberes adquiridos ao longo dos anos através da interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais passados de geração em geração, seja na família ou entre amigos, os “profetas” previamente inscritos, e também aqueles que se sentiram à vontade, partilharam suas previsões para o ano de 2018. As discussões ocorreram de maneira bem espontânea e descontraída.

Na opinião de boa parte dos profetas, as experiências mostraram que o próximo ano terá um bom inverno. Segundo o relato do senhor João Dantas, oriundo de Riacho dos Cavalos, o profeta mais velho presente no evento, isso tem uma forte tendência a acontecer devido ao aparecimento do gavião vermelho. Para o agricultor de 82 anos, todos às vezes que essa ave aparece no céu, é sinal de chuva. 

Para Dora, representante da comunidade quilombola Lagoa Rasa, em Catolé do Rocha, a expectativa para o próximo ano é positiva, pois, com base em suas observações feitas nos seis primeiros dias do mês de julho, os dias apresentaram nebulosidade e sereno. Cada dia indica um dos seis primeiros meses do ano seguinte, assim, acredita-se que o primeiro semestre de 2018 será de chuva, com maior pluviosidade durante o mês de março.

“É uma satisfação para a UEPB receber esse tipo de evento, pois esse conhecimento popular trazido pelos profetas da chuva tem o mesmo valor que os encontros dos meteorologistas realizados em nossa instituição”. Destacou o professor Rômulo, representante da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

Assessoria de Comunicação do Campus Catolé do Rocha - Eliene Nunes - com apoio do professor Márcio Roberto e Aurílio Santos (jornalista e fotógrafo)