Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 12 > Encerramento da I SECITEC & I SEMINC

Noticia

Encerramento da I SECITEC & I SEMINC

O evento superou as expectativas e contou com a ampla participação dos servidores, alunos do IFPB e também da comunidade catoleense.
publicado: 02/12/2016 19h49 última modificação: 06/12/2016 15h32

Tendo como objetivo primordial discutir temas fundamentais para a promoção das ciências em geral e da inclusão social nos contextos escolar e do mercado de trabalho, promovendo também intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade estudantil e a sociedade, a I Semana de Ciência e Tecnologia – SECITEC & I Semana de Inclusão – SEMINC do IFPB Campus Catolé do Rocha encerrou sua programação na tarde desta sexta-feira, dia 02 de dezembro, com uma apresentação cultural preparada pelos docentes e discentes do Campus.

O evento superou as expectativas e contou não só com a ampla participação dos servidores e alunos do IFPB, mas também da comunidade catoleense. Durante os dias 29, 30 de novembro e 01 e 02 de dezembros, foram ministradas palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais abrangendo temas nas áreas de física, química, matemática, artes, mitologia, astronomia, agricultura instalações elétricas e hidráulicas, arquitetura, edificações, libras, braile desenho, inclusão, momento musical, uma infinidade de temas que deixam saudade e servem de motivação para a organização do evento no próximo ano.

A presidente da Comissão Organizadora da I Semana de Inclusão – SEMINC, a Assistente Social e Coordenadora Pedagógica do Campus Catolé do Rocha, Marta Simone Vital Barreto, declarou que o evento despertou o interesse dos discentes pela inclusão, pela ciência e, acima de tudo, pelo estudo.

A declaração da Assistente Social corrobora com o discurso de Bianka Barbosa Ferreira, discente do Campus Catolé do Rocha: “achei muito interessante participar da atividade “Vivência de Acessibilidade”, pois pude perceber a dificuldade não só física, mas também sentimental que as pessoas com alguma deficiência encontram quando buscam a inclusão e participação na vida social. Eu gostei muito do evento.”

A Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Catolé do Rocha, integrante da Comissão da I Semana de Ciência e Tecnologia, Eliene Nunes Ferreira, ressaltou a importância da realização do evento: “com poucos recursos, mas muito empenho e trabalho em equipe, conseguimos realizar um evento com uma programação bastante diversificada, incluindo temas atinentes à ciência, tecnologia, arte e cultura, oportunizando, desta forma, a disseminação de diversos conhecimentos para nossos discentes e para a classe estudantil desta Cidade.” Destacou a servidora.

“O evento foi muito legal: teve espaço para ciência, tecnologia, mas também para a arte. Foi abrangente, diversificado e intenso!”. Destacou o professor de Artes do Campus Catolé do Rocha, Ilton Fonseca, que apresentou o minicurso “desenho de observação” e orientou os alunos na preparação das performances e instalações apresentadas durante o evento.

Durante o evento. Ocorreu a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas no Campus Catolé do Rocha. Foram apresentados seis trabalhos de extensão e/ou pesquisa desenvolvidos pelos docentes e discentes do Campus. “A Semana de Ciência e Tecnologia é um evento já consolidado no calendário acadêmico do Instituto Federal da Paraíba. A realização do nosso primeiro evento ocorreu com grande êxito em todos os aspectos. Os nossos discentes demonstraram desenvoltura na apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Campus, deixando transparecer o caráter positivo da promoção da Pesquisa e Extensão no âmbito do Instituto.” Destacou Vera Cléia Cavalcante, Pedagoga e Coordenadora de Extensão do Campus Catolé do Rocha.

Todas as oficinas e minicursos ofertados tiveram suas inscrições esgotadas, sendo necessária a abertura de vagas extras no intuito de contemplar a demanda, sem deixar de promover atividades com qualidade. O evento recebeu alunos da rede pública municipal e estadual da Cidade de Catolé do Rocha e região.

“Foi uma experiência bastante agradável conhecer a escrita em braille, fazer novas amizades. O Show da Química e da Física foi muito interessante e proveitoso. O Momento cultural foi maravilhoso! Desejo participar de outros eventos promovidos pelo Campus Catolé do Rocha.” Declarou Brenda Martins, aluna da rede pública de Catolé do Rocha, participante da Oficina de Braille, e dos Minicursos “Introdução à Homero e a Hesíodo” e do Show da Química e da Física.

Márcio Roberto, professor de Filosofia do Campus, destacou o sucesso do evento: “Foi sensacional! Abrangeu várias áreas do conhecimento, além de proporcionar aos alunos uma experiência inesquecível”. Afirmou o professor.

“Achei a I SECITEC & I SEMINC muito importante para o Campus, para os alunos e para a comunidade catoleense, pois todos nós pudemos nos beneficiar com a aquisição de novos conhecimentos e experiências”. Destacou Lindomar Lúcio, aluno do Campus Catolé do Rocha.

Entre o público do evento, destacou-se também a presença dos pais dos discentes do Campus Catolé do Rocha, que puderam acompanhar as apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão e as performances artísticas. “O evento é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento profissional e sócio-cultural da minha filha. O Instituto é primordial para o aprendizado dela, pois há a oferta de ensino de qualidade, com professores extremamente capacitados e profissionais comprometidos com o trabalho.” Declarou Ednalva Araújo, mãe de Emilly Rebeca, discente do primeiro ano de Edificações Integrado, turno vespertino.

“Com a I SECITEC & I SEMINC tive a oportunidade de ver o brilho no olhar dos participantes quando entravam e saiam de cada atividade ofertada, o que me fez refletir sobre como podemos mudar a realidade da comunidade local através de atitudes e ações simples, usando como parte o ambiente educacional. Meus sinceros parabéns a todos os envolvidos”. Afirmou Romildo Lima, Técnico em Edificações do Campus Catolé do Rocha, que ministrou os Minicursos “Instalações Elétricas” e “Instalações Hidráulicas”.

Tainá Souza Silva, professora de Química do Campus Catolé do Rocha e integrante da Comissão da I SECITEC, destacou a importância da realização do evento: “participar da concepção, organização e apresentação do show da Química nessa Semana foi uma experiência bastante enriquecedora, uma vez que pudemos trazer para os alunos de Catolé do Rocha experimentos que atrelam o conhecimento ao lúdico, incentivando o interesse desses em relação à ciência. Foi muito interessante também observar a participação dos alunos monitores com tanto afinco e proatividade”.

O Diretor Geral do Campus Catolé do Rocha, professor Caetano José de Lima, elogiou o trabalho das Comissões Organizadoras, destacando a importância do evento para a comunidade discente do Campus Catolé do Rocha e Escolas da Cidade e região: “Inicio parabenizando toda família IFPB Campus Catolé do Rocha, técnicos, docentes e discente pela motivação, dedicação e participação ativa de todos para a realização desse grande. A I SECITEC & I SEMINC mostra o compromisso do IFPB em atendes às necessidades da comunidade, primando sempre pela oferta de ensino, extensão e pesquisa de qualidade. Parabéns a todos pelo trabalho”.

 

Veja as fotos na Página do Evento.